Série = Os 10 mandamentos( Pr. Luís Gonçalves)
Série = OS 10 MANDAMENTOS( Pr. Luís Gonçalves)
Os 10 mandamentos foram dados alguns meses depois da chegada no monte Sinai. Deus mandou Moisés tirar o povo de Israel do Egito, mandou que fossem tomar banho(Êx.18:10), e que faria um contrato com eles. Este contrato tem cláusulas e garantias. Este contrato, como sabemos, são os 10 mandamentos, muito importante para que se tornassem pessoas melhores. Êx.19:11,12,16, 24:2,3 “E estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o Senhor, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai. Marcarás em redor, limites ao povo dizendo: Guardai-vos de subir ao monte, nem toqueis o seu termo; todo aquele que tocar o monte será morto. Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial estremeceu. Só Moisés se chegará ao Senhor; os outros não se chegarão, nem o povo subirá com ele. Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então, o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o Senhor faremos.” Agora é hora de assinar o contrato. O contrato que Deus fez com eles é muito parecido com o contrato do Oriente Médio, chamado de suserania ou vassalagem. O que é vassalagem? Um rei poderoso faz um contrato com um rei menor, porque ele salvou este rei em situação de guerra. Então eles fazem uma aliança, torna-se agora um reino unido. Estes contratos tinham um modelo. O 1º modelo é o seguinte: O rei superior se apresentava: “Eu sou o rei Fulano de Tal, que durante a época da escassez, dei comida para você. Que durante a guerra, protegi você. Em virtude do que eu sou e do que fiz para você, estas são as cláusulas do nosso contrato, da nossa aliança. 1ª , 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, “… etc. Depois que dava estas cláusulas, dizia: “Agora vamos fazer uma refeição juntos, e vamos fazer um sacrifício para celebrar este acordo.” Era assim que assinavam contratos no Oriente Médio. Disse Deus a Moisés: “Moisés suba no monte Sinai, vou fazer um contrato com o povo”. Os 10 mandamentos estão no mesmo modelo de um contrato de vassalagem do Antigo Oriente. Êxodo 20:2 “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Então Deus deu as 10 cláusulas, os 10 Mandamentos, que não tem nada haver com as 613 leis. Maimônides(1135 -1204 d.C.), que viveu no período da Idade Média, sistematizou 613 leis no judaísmo. Isto é rabínico, é pós-bíblico.
Só que quando Moisés esteve no monte Sinai o povo se rebelou por causa da demora de Moisés que nunca vinha. E Arão acabou fazendo um bezerro de ouro para que o povo o adorasse. Não irei entrar nesta questão, entretanto, que lição é que podemos tirar disto? Hoje temos conhecimento de medicina, de ciências, de política e de humanidade muito maior do que eles. Por exemplo, a pessoa que sabe que está doente e não faz nada para mudar. O médico passa uma lista de restrições e fala: “você está com o colesterol alto, tem que tomar este remédio.” Ele não toma, mas continua a tomar a cervejinha dele, comendo a feijoada e não sei mais o que. Outro exemplo: os maços de cigarros vem com a fotografia do pulmão cheio de câncer, e com uma inscrição: FUMAR CAUSA CÂNCER NOS PULMÕES. Vai na banca de jornal, ou no bar, compra o maço, com aquela estampa, e ainda tem coragem de acender o cigarro. Se os anjos olhassem para nós aqui, estaria fazendo a respeito da nossa sociedade, às mesmas perguntas que estamos fazendo em relação aos hebreus do passado.
AS BÊNÇÃOS DA LEI
Êxodo 20:2 - “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da terra da servidão.” Jesus disse = João 6:35 - “Eu sou o pão da vida.” João 8:12 - “Eu sou a luz do mundo.” João 14:6 - “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Deus deu os mandamentos somente depois da libertação da escravidão egípcia, isto significa que só é possível obedecer aos mandamentos de Deus, quando a pessoa aceita a Jesus como Salvador e é liberto da escravidão do pecado, pelo poder do sangue do Senhor Jesus. Somente assim, Jesus passa a ser o Senhor da vida. Espero que você tenha aceitado a Jesus como Salvador.
Salmos 19:7-9 “A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente justos.” O objetivo de Deus ao nos dar os mandamentos é a nossa total felicidade. A Lei nos leva Àquele que pode nos curar, nos libertar, nos salvar, que vai tornar você, eu e todos nós, 100 % realizados e felizes. Conforme lemos nos Salmos 19, a Lei do Senhor traz restauração e pergunto: Você está precisando de algum tipo de restauração? Como está a sua vida espiritual? Sua família, como está sua vida conjugal? E sua saúde? Como está a sua vida financeira? Você está bem? Quer ser restaurado? Então aceite a Jesus como Salvador e Senhor, e guarde os Seus mandamentos. Àqueles que guardam os mandamentos de Deus são realmente sábios. Se você precisa da verdadeira sabedoria “ … peça a Deus, que dá a todos liberalmente.” Tiago 1:5. Deus quer dar sabedoria, primeiramente, para ser salvo mas, também, para que você seja uma pessoa diferente. A Lei do Senhor “alegra o coração”: Você é uma pessoa feliz ou uma pessoa triste? Quem é você? Está tudo bem com você? Por que resolveu estudar este texto? Já frequentou várias igrejas? Está decepcionado, decepcionada, não acredita em mais ninguém? Tem problemas para dormir à noite? Vive à base de remédios? Quer ser mais feliz? Então aceita Jesus e guarde os Seus mandamentos. A santa Lei de Deus vai fazer de você a pessoa mais feliz deste mundo. A alegria de Deus vai tomar lugar da sua tristeza, e o seu semblante vai refletir a luz do céu. A tristeza, as trevas, vão embora. A luz de Deus vai brilhar em sua vida, em seu coração.
Provérbios 29:18 - “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” A lei do Senhor ilumina os olhos. O salmista orou: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei.’ Salmos 119:18. Com certeza, Deus vai abrir seus olhos e você vai ver as maravilhas da Lei de Deus. Nesta série, terás a chance de ter os olhos espirituais abertos, para enxergar aquilo que Deus realmente quer revelar. As pessoas, infelizmente, estão cegas, e a cegueira é espiritual. Foi Jesus quem disse que existem líderes cegos, que estão guiando pessoas igualmente cegas. Pensa bem, se um cego guiar outro cego você acha que vai acontecer o que? “ … se um cego guiar outro cego cairão ambos no barranco.” Mat. 15:14. Então, abra os seus olhos agora, e o Espírito de Deus vai fazer um milagre em sua vida, um milagre tão grande, mais tão grande, que você será a pessoa mais abençoada do mundo. A Bíblia tem: 66 livros, 39 no Antigo Testamento, 27 no Novo Testamento, 1.189 capítulos, 31.102 versículos,
773.693 palavras e 3.566.480 letras. Tudo isto foi escrito por cerca de 40 pessoas num período de aproximadamente de 1.600 anos. Sabemos que toda a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo, porém, foi escrita por homens, pessoas consagradas, que todos nós respeitamos. Agora, pense numa parte da Bíblia que foi escrita pelo próprio Deus, com Seu próprio dedo. Os 10 Mandamentos foi escrito pelo próprio Criador, em duas tábuas de pedra. Na primeira tábua, Ele escreveu os 4 primeiros mandamentos, que fala do nosso amor para com o próprio Deus; e na segunda tábua, Ele escreveu 6 mandamentos, que fala do nosso amor para com o próximo. Nosso Senhor desceu do Céu, sobre o monte Sinai, o monte fumegava, tremia. Diante de Moisés, tendo uma multidão de anjos como testemunhas, Deus escreveu os preceitos mais importantes do mundo: Os 10 Mandamentos. Ele entregou a nós através de Moisés. Moisés quebrou as tábuas ao descer do monte Sinai, por ver o povo praticar a idolatria, e essa rebeldia toda contra a Santa Lei de Deus. Então Deus escreveu os 10 Mandamentos pela segunda vez - Deut.10:1-5. Você concorda que a Santa Lei é muito importante? Se a Bíblia Sagrada é importante, que foi escrita por homens, o que dizer daquilo que o próprio Deus escreveu com Seu próprio dedo? Por que pessoas religiosas dizem que justamente a Santa Lei de Deus foi abolida? Por que não aceitam os 10 Mandamentos de Êx.20:3-17?
A Lei do Senhor traz grande recompensa para quem a guarda. Ser fiel traz recompensas maravilhosas. Veja os exemplos de Abraão, José no Egito, da virgem Maria, de São João, dos três jovens hebreus, de Daniel, e principalmente, de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz que o transgressor não prosperará, e finalmente será destruído com fogo e enxofre. É o caso de Satanás, o primeiro transgressor da Santa Lei de Deus. Aqui na terra, temos recompensas relacionadas à vida espiritual, a família, a saúde, a vida econômica e a benção de Deus. Temos ainda a maior de todas as recompensas que é a vida eterna, pois somente os fieis serão salvos e irão morar com Jesus no Céu. Maravilha! Você quer ser fiel? Quer morar com Jesus para sempre? Na verdade, quem não quer. Venha, abra o seu coração, deixe Jesus entrar em sua vida, e seja feliz a partir de agora.
Oração: Senhor Nosso Deus, Pai todo-poderoso, louvado seja o Teu nome neste dia, porque iniciamos agora o estudo da Tua Palavra. Tenho certeza que essa pessoa que acompanhou este estudo até agora, ela está desejosa de andar nos Teus caminhos, de ter Jesus na vida, de ser fiel aos Teus mandamentos, por isso agora, eu, como ministro do evangelho, em nome do Senhor Jesus, levanto a minha mão para pedir uma benção para esta pessoa e para a sua família, em nome do Senhor Jesus. Amém.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
I -
Êxodo 20:3 - “Não terás outros deuses diante de Mim.” Certa vez alguém me perguntou: “Pastor, Deus é egoísta, não é? Reclama adoração somente a si, não permite adoração a outros deuses”. Imagina o que se passa na cabeça das pessoas. Se Deus fosse egoísta não teria enviado Seu Único Filho para dar a vida por nós pecadores, ainda mais sabendo que muitas pessoas não iria aceitá-lo. Quando Ele diz que não devemos ter outros deuses diante dEle, na verdade, está dizendo isto para a nossa própria felicidade, está pensando em mim e em você. Pense comigo: como seria se uma mulher possuísse outro homem além de você, por exemplo? Ou, se o seu marido tivesse uma outra mulher além de você? Você seria feliz? Acharia isso certo? Percebeu a importância do 1º mandamento? Concorda com a Palavra de Deus? Quer ser feliz? Então, não tenha outro deus diante do Único Deus verdadeiro. Com certeza, a Palavra de Deus nos está ensinando algo muito mais profundo do que parece. Mas, o que este mandamento está dizendo em sua essência? Vejamos: Jeová, o Ser Eterno, existente por Si mesmo, incriado, sendo o originador e mantenedor de todas as coisas, é o Único, e tem direito a reverência e culto supremos. Proíbe-se ao homem conferir a qualquer outro objeto o 1º lugar nas suas afeições ou serviços. O que quer que acariciamos, que tende a diminuir o nosso amor para com Deus, ou se incompatibiliza com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus.
Mateus 4:9 - “E disse-lhe: Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares.” Na passagem de Êxodo, Deus está falando ao homem, entregando ao ser humano uma transcrição do Seu caráter divino e amoroso. Na passagem de Mateus, Satanás fala ao homem Jesus, mostrando todo o seu egoísmo, numa proposta desonesta, e aí podemos ver neste encontro, com bastante nitidez: a fonte da vida e da morte; uma autoridade legítima, outra ilegítima; uma soberania criadora e eterna, outra destruidora e passageira. Duas vontades opostas: comprometidas com os princípios da moral e da fé, outra é irreverente, terrena e imoral. Uma é a proposta do reino da luz, que é obedecer para continuar livre; a outra, é do reino das trevas que é desobedecer, transgredir e continuar escravo. Curiosamente, percebe que quem realmente decide é o ser humano: decide obedecer ao Seu Criador, ou atender o destruidor. Vamos nos deter agora ao 1º Mandamento da Lei de Deus e os ataques de Satanás: Êx.20:3 “Não terás outros deuses diante de Mim.” Isto é, qualquer coisa que se torna objeto de indevidos pensamentos e admiração absorvendo a mente, é um deus posto diante do Senhor. O que quer que acariciamos que tenda a diminuir nosso amor para com Deus, ou se incompatibiliza com o culto a Ele devido, disso fazemos um deus. Este espírito caracteriza o 1º mandamento da Lei de Deus. O ataque de Satanás, encontramos registrado em Gênesis 3:5 “ … no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” Séculos depois, ele repete o mesmo a Cristo. Satanás disse a Cristo: “Tudo isto Te darei se, prostrado, me adorares.” As regras de Satanás são adaptáveis, camufladas, egoísmo satânico e imediatistas do tipo: dá cá, toma lá e, vice-versa, estão revestidas de segundas intenções. Quem ocupa o 1º lugar em seu coração? Você tem outros deuses além do criador? A Bíblia diz que devemos procurar a Deus como em 1° lugar - Mat. 6:36 “buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” Nada, nem ninguém, deve tomar o 1º lugar em seu coração, pois Deus é o Único que tem direito ao 1º lugar no trono do seu viver. Um dia, Abraão estava colocando Isaque, o seu único filho, em 1º lugar. Sabemos, que, nem mesmo a família, que é tão importante para nós, deve ocupar o 1º lugar. O 1º lugar pertence somente a Deus. Então, Deus pediu que o pai Abraão sacrificasse seu único filho, entregando no altar para Deus. Podemos perceber a lição que Deus estava ensinando. Ensinando não somente a Abraão, mas a mim e a você. É claro que o patriarca teve muitas lutas para decidir sacrificar Isaque, seu filho. Oferecer seu único filho em sacrifício vivo, aquele filho tão importante para ele, que ele tanto amava, foi com certeza muito difícil. Finalmente, ele ouviu a voz de Deus, e ofereceu seu único filho a Deus, no altar, como Deus havia pedido. Você deve conhecer o resto da história. Deus entrou como uma Providência extraordinária e apresentou o Verdadeiro sacrifício: o cordeirinho que representava e representa Nosso Senhor Jesus Cristo. Hoje, Deus pede que você sacrifique aquilo que está ocupando o lugar de Deus em sua vida. Tem alguma coisa tomando o lugar de Deus em sua vida? Seu coração é totalmente de Jesus? Está tentando servir a dois senhores? Sacrificar o que mais se ama não é fácil e doi muito mas, se você não tomar essa decisão, com certeza, perderá a salvação. Você quer perder a salvação? Claro que não. Então venha! Faça uma entrega total e seja feliz com Jesus. Tudo o que o ser humano faz, o faz pensando na felicidade mas, na maioria das vezes, o homem só erra, e quando acerta, consegue ter somente momentos felizes. Tudo o que Deus fez e faz, é para a sua felicidade e a felicidade para a sua família. Os 10 Mandamentos são 10 princípios divinos para a sua total felicidade. Hoje é o dia da sua salvação, hoje é o dia da sua vitória sobre o pecado, permita que Deus seja o 1º na sua vida e seja feliz a partir de agora.
Oração: Senhor Nosso Deus, Criador dos céus e da terra, obrigado porque o Senhor se preocupa conosco. Obrigado por este mandamento maravilhoso. Abençoa esta mulher, este homem, este jovem, esta família que decidiu agora mesmo obedecer este mandamento, Eu entrego esta pessoa em Tuas mãos. Realiza uma obra linda na vida dela, na vida dele. Em nome do Senhor Jesus. Amém!
II -
Êxodo 20:4-6 “Não farás para ti imagens de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem embaixo na Terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a ela nem a servirás.” Quando você analisa os mandamentos 2º o catecismo romano, não encontra este que proíbe adoração de imagens e fala da verdadeira adoração. Ele foi tirado da lei, conforme já estava escrito em Romanos 1:25 “... mudaram a verdade de Deus em mentira …”. O 2º mandamento proíbe o culto ao verdadeiro Deus por meio de imagens ou semelhanças. Muitas nações do passado, nações pagãs, pretendiam que suas imagens fossem meras figuras pelos quais adoravam a divindade. Mas, Deus declarou que tal culto é pecado. A tentativa de representar o Eterno Deus por meio de objetos materiais rebaixaria a concepção do homem acerca de Deus. Desviada da perfeição infinita de Jeová, a mente seria atraída para a criatura em vez de ser para o Criador. Rebaixando suas concepções acerca de Deus, semelhantemente degradar-se-ia o homem. “Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso.” Êxodo 20:5. A íntima relação sagrada de Deus para com seu povo é representada sob a figura do casamento, sendo a idolatria o adultério espiritual. O desprazer de Deus contra ela é chamada apropriadamente de ciúme. “Visito a maldade dos pais nos filhos, até a 3º e a 4º geração daqueles que Me aborrecem.” Êxodo 20:5. É inevitável que os filhos sofram as consequências das más ações dos pais, mas não são castigados pela culpa deles, a não ser que participem de seus pecados. “Faço misericórdia em milhares aos que Me amam e guardam os Meus mandamentos.”Êx.20:6. Proibindo o culto aos falsos deuses, o 2º mandamento da lei de Deus, envolve a ordem de adorar o verdadeiro Deus, e aos que são fieis em seu serviço é prometida a misericórdia a milhares de gerações. Os ídolos são pobres substitutos de Deus. Sob alguma forma qualquer como feito de prata, madeira, ouro, diamante, não refletem a vontade Divina, e são obras da imaginação humana. Eles crueis prolongamento da personalidade humana. O 2º ataque de Satanás é para mostrar as glórias do mundo. “ … mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e Lhe disse: Tudo isto Te darei se, prostrado me adorares.” Mateus 4:8,9. Satanás reclama para si a reverência, o respeito e a glória devida só ao Senhor dos séculos. Salmos 115:4-8 - “Prata e ouro são os ídolos deles, obras das mãos de homens. Têm boca e não falam; têm olhos e não vêem; têm ouvidos e não ouvem; têm nariz e não cheiram. Suas mãos não apalpam; seus pés não andam; som nenhum lhes sai da garganta. Tornem-se semelhantes a ele os que os fazem e quantos neles confiam.” Deus é claro em Suas palavras. Aqui encontramos uma mensagem de adoração e somente o Criador é digno de adoração. Na Bíblia encontramos várias situações de verdadeira e falsa adoração: o caso de Abel e Caim, Elias e os profetas de Baal, no deserto vemos verdadeiros adoradores ao lado de Deus, e uma falsa adoração diante de um bezerro de ouro. Podemos, ainda, mencionar o episódio em Babilônia, registrado em Daniel 3, quando a maioria se curvou diante da imagem de ouro que o rei havia levantado, e que apenas 3 pessoas não se curvaram, permanecendo fieis a Deus e aos Seus mandamentos. Finalmente, antes da volta de Jesus, a humanidade estará dividida em 2 grupos de adoradores: os que adoram o Cordeiro de Deus, e os adoradores da besta e da sua imagem. De que lado você vai estar? Mateus 25:34,41 - “Então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Então, o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.” O 2º mandamento nos leva a uma vida de comunhão e adoração genuína ao Deus Todo Poderoso. Te convido a adorar o Único Deus verdadeiro sem as imagens de esculturas e você será muito mais feliz.
Oração: Senhor Nosso Deus, obrigado porque hoje essa pessoa decidiu estudar a Bíblia conosco. Decidiu também ser um verdadeiro, uma verdadeira adoradora no Senhor Jesus. Que a partir de hoje, na vida dessa pessoa e também na sua casa não haja espaço para ídolos, para imagens, para a idolatria. Que a partir de hoje, o Senhor Jesus seja o primeiro a ocupar a vida e a casa dessa pessoa. Eu como pastor entrego esta família em Tuas mãos, e que a Tua graça, Teu poder, a Tua bênção, esteja sobre a vida dele e dela, e de todos os seus familiares, em nome do Senhor Jesus Amém.
III -
Êxodo 20:7 “Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.”
Uma das coisas mais importantes da vida é o nome, ter o nome limpo, ter um bom nome é fundamental para as pessoas de bem. Quando alguém tem o nome protestado perde o crédito, perde a liberdade, e passa a ser prisioneiro no mercado e na sociedade em geral. Antigamente, principalmente no interior, era comum o pai pedir aos seus filhos que fossem ao armazém da vila comprar fiado alguma mercadoria. O dono do comércio só autorizava a venda se o nome do pai estivesse limpo, ou seja, se ele fosse bom pagador das dívidas. Este mandamento proíbe não somente os falsos juramentos, mas veda-nos o uso do nome de Deus de maneira leviana ou descuidada, sem atentar para a sua terrível significação. Pela inconsiderada menção de Deus na conversação comum, pelos apelos a Ele feitos em assuntos triviais, e pela frequente e impensada repetição do Seu nome, nós O desonramos.
“Santo e tremendo é o Seu nome.” Salmos:111:9. Aquele que diz ser cristão e não dá bom testemunho, está tomando o nome de Deus em vão. O 3º mandamento nos informa a santidade e o devido respeito que devemos manifestar ao usar o nome do Criador. O transgressor deste ítem da lei, por ignorância ou desconhecimento, não é tido por inocente. Abusivamente, Satanás colocou em dúvida a divindade de Cristo ao dizer “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. … Se és Filho de Deus, atira-Te abaixo.” Mateus 4:3-6. Sem dúvida, Satanás estava blasfemando contra o nome de Deus, e zombando do poder do Seu Filho Jesus Cristo. Você já imaginou o quanto o nome do Senhor é tomado em vão? “Todos devem meditar em Sua majestade, pureza e santidade, para que o coração possa impressionar-se com uma intuição de Seu exaltado caráter; e Seu santo nome deve ser pronunciado com reverência e solenidade.” Patriarcas e Profetas, p.307. Nos dias de hoje é comum ver, ouvir pessoas tomando o nome de Deus em vão, em atitudes, conversas, piadas, músicas, filmes, novelas, e na vida pessoal quando dão falso testemunho do cristianismo. Tiago 2:12 “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei.” Muitos não praticam o que falam. Alguns dizem: “Façam, o que eu mando; e não faça, o que eu faço.” Jesus disse em Lucas 6:45 que “A boca fala do que está cheio o coração.” E em Mateus 12:36.37 lemos: “Digo-vos que toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo; porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.” O cristão precisa ser verdadeiro. Deus é o Pai da verdade. O inimigo é o pai da mentira. Quando você fizer um negócio, não tente enganar as pessoas, não minta, não seja falso. Seja honesto e verdadeiro. Não tome o nome de cristão em vão. Hoje Deus deseja libertá-lo de todo o pecado. Tenho certeza de que você também deseja a verdadeira libertação. Venha e vamos falar com Deus.
Oração: Senhor Nosso Deus e bom Pai, obrigado pelo 3º mandamento. Decidimos hoje não tomar o Seu santo nome em vão. Queremos ser verdadeiros cristãos, desejamos ser verdadeiros e honestos. Por isso ajoelhamos agora para suplicar a Tua benção, que o Espírito Santo nos ajude, que a graça de Jesus nos direcione, e que a partir de hoje cada pessoa que está orando comigo possa ser uma nova pessoa, uma nova criatura. Nós Te louvamos, Te bendizemos, Te agradecemos, em nome do Senhor Jesus, Amém.
IV -
Êxodo 20:8-11 “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.”
É o maior mandamento de todos. O sábado não é uma nova instituição, ele foi estabelecido na criação. Deve ser lembrado e guardado como a memória da obra do Criador. O santo sábado aponta para Deus como Aquele que fez os céus e a terra, e distingue o verdadeiro Deus de todos os falsos deuses. Todos os que guardam o sétimo dia, dão a entender por esse ato, que são adoradores de Jeová. Assim, é o sábado, o sinal de submissão a Deus, por parte do homem. O 4º mandamento é o único de todos os 10 em que se encontra o nome como o título do legislador. Dos mandamentos é o único que mostra a autoridade de quem é dada a lei. Assim, contém o selo de Deus afixado à sua lei como prova da autenticidade ou vigência da mesma. Deus deu aos homens 6 dias nos quais trabalhar, e exige que seus trabalhos sejam feitos nos 6 dias destinados a isso. Atos necessários e misericordiosos são permitidos no sábado. Os doentes e sofredores em todo o tempo devem ser tratados. Mas, o trabalho desnecessário deve ser estritamente evitado. “Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar de teus próprios interesses no Meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade … então … te sustentarei com a herança de Jacó.” Isaías 58:13,14.
No dia do Senhor cada adorador precisa se desligar de tudo que tem um caráter mundano, secular, e deve prestar um verdadeiro culto ao Deus Criador dos céus e da terra.
COMO GUARDAR O SÁBADO?
Antes da sexta-feira “Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento.” Testemunhos Seletos, v. 3, p. 20
Na sexta-feira “É preciso ter o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escove os sapatos e tome o seu banho.” Com tudo em ordem, reúna a família para o culto do pôr-do-sol. O sábado não deve ser empregado em consertar roupas, cozer alimentos, nem em divertimentos impróprios, ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponha de parte todo o trabalho secular. “Nesse dia, todas as divergências existentes entre os irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas …” Testemunhos Seletos, v.3, p. 23 Antes do pôr-do-sol “Todos os membros da família devem reunir-se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar …” Testemunhos Seletos, v.3, p. 23 No sábado de manhã “Você não deve perder as preciosas horas do sábado, levantando-se tarde. No sábado a família deve levantar-se cedo …” Testemunhos Seletos, v.3, p. 23 Jesus visitava as sinagogas todos os sábados conforme diz Lucas 4:16-19. Assim, todos os cristãos devem ir à igreja no sábado, e participar da escola sabatina e do culto divino. No sábado à tarde, leve as crianças para passeios ecológicos, promova brincadeiras religiosas como jogos bíblicos, histórias, etc. Os jovens podem fazer passeios ecológicos em grupos e fazer ensaios de grupos musicais da igreja, e visitar outros jovens da própria comunidade. Faça o culto jovem à tarde, e organize visitação a outras igrejas da região. Adultos, sem filhos, podem fazer visitação a idosos, interessados, doentes, etc.
Estudos bíblicos e obras de caridade também. Idosos podem promover encontros com outros idosos para oração, aconselhamento, e visitação. Despedida do sábado: “Ao pôr-do-sol, elevem a voz em oração e cânticos de louvor a Deus celebrando o findar do sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana.” Testemunhos Seletos, v.3, p. 25
O QUE DESAGRADA A DEUS NO SÁBADO?
“As circunstâncias não justificam a quem quer que seja para trabalhar no sábado por amor ao secular.” Testemunhos Seletos, v. p. 499
Não é aceitável ao Senhor uma parcial observância da lei do sábado. “Qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto se torna culpado de todos.” Tiago 2:10. A guarda do sábado deve ser total. O aluno não deve frequentar a escola no dia santo do Senhor. Negócios ou tratos comerciais, viagens desnecessárias, serviços domésticos desnecessários, divertimentos impróprios, jogos, conversas de assuntos mundanos, devem ser evitados e abandonados.
CONSIDERAÇÕES SOBRE O SÁBADO
No 4º mandamento Deus deixou à lembrança de Suas grandes obras criadas. Enquanto a terra durar essa lembrança permanecerá. Justamente neste mandamento está a distinção do Deus criador de todas as coisas, e os deuses que não criaram nada. Esse dia recebeu uma bênção diferente e foi revestido pela santidade do Eterno. Satanás colocou o 1º dia, o domingo, no lugar do 7º dia, o sábado. Trocou a santidade desse período, por festas de toda sorte e comemorações de todos os tipos, excluindo o autor do sábado, e enterrando a memória da criação. Apoc. 22:18,19 . Ai dos que acrescentam ou tiram as palavras deste livro, eles recebem as pragas do apocalipse, e são eliminados do reino dos céus. Fosse a lembrança do sábado preservada não teríamos um número tão elevado de evolucionistas e ateus. Satanás desfez dos homens à imagem do Criador e assemelhou-os aos macacos. Somos fruto do romance dos macacos nas selvas, diz Satanás, e não-criados à imagem e semelhança do Deus da criação. Que absurdo!
Nós entendemos os propósitos de Deus em transcrever Sua grande obra, os 10 mandamentos, quando humildemente nos prostramos aos pés do criador, e deixamos a luz celeste brilhar em nosso entendimento, e iluminar a nossa mente. Assim como Jesus curava as pessoas no dia de sábado, Ele deseja curar você no Seu santo dia. Comece a guardar o sábado e Deus poderá curar você. O santo sábado aparece na Bíblia como selo de Deus. Isaías 8:16 “ … sela a lei no coração dos Meus discípulos.” Um selo tem 3 características: nome - cargo - território de domínio. Segundo a Palavra de Deus, o sábado é o único mandamento que possui essas 3 características. Hoje, Deus está dando uma grande oportunidade de santificação para você e para mim. Você deseja receber as bênçãos de Deus no sábado? Quer ser curado como aqueles que foram curados por Jesus no dia de sábado? Quer receber o selo de Deus? O sábado é o dia mundial da alegria, é dia de cura, é dia da família, é dia de bênçãos, porque o próprio Deus o abençoou e o santificou. Procure a igreja Adventista do 7º Dia mais próximo de sua casa, e comece já a guardar esse dia maravilhoso.
Oração: Querido Deus, obrigado pelos Teus mandamentos. Obrigado pelo santo sábado. Esta pessoa que acompanhou o estudo comigo, hoje, tomou uma linda decisão, guardar o Teu santo dia. Abençoe esta família para que nesta casa haja realmente o momento especial de adoração no dia do Senhor. Eu entrego esta pessoa e sua família em Tuas santas mãos. E que as bênçãos do Senhor recaiam hoje sobre cada um de nós, e que no próximo sábado esta pessoa comece a guardar, a santificar este dia maravilhoso. É o que nós te pedimos e agradecemos agora, em nome do Senhor Jesus, o Senhor do sábado, amém.
V -
Êxodo 20:12 “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.”
Até o estudo anterior, analisamos os 4 primeiros mandamentos, escrito por Deus, na 1ª tábua, a partir de hoje, analisaremos os 6 últimos mandamentos, escrito por Deus, na 2ª tábua. Verdadeiramente, este é um mandamento com promessa, uma promessa imediata. Parte da recompensa é recebida ainda nesta vida. Como pode ser isto? O processo é este: quando se honra aos pais, que realmente merece esta homenagem, automaticamente honra-se ao Pai Celeste. Ama-se e reverencia-se a Deus também. “Os pais têm direito ao amor e respeito em certo grau que a nenhuma outra pessoa é devido. O próprio Deus, que pôs sobre eles a responsabilidade sobre as pessoas confiadas aos seus cuidados, ordenou que durante os primeiros anos da vida estejam os pais em lugar de Deus em relação aos seus filhos. E aquele que rejeita a licita autoridade de seus pais, rejeita a autoridade de Deus. O 5º mandamento exige que os filhos não somente tributem respeito, submissão e obediência a seus pais, mas também lhes proporcionem amor e ternura, aliviem seus cuidados, zelem de seu nome, e o socorram e consolem na velhice. Ordena também o respeito aos ministros e governantes, e a todos os outros a quem Deus delegou autoridade.” Patriarcas e Profetas, p. 308
Provérbios 30:17 “Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos.” O apóstolo Paulo aconselha aos filhos da igreja de Éfeso, assim: “Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o 1º mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” Efésios 6:1 - 3. Em Jesus, encontramos nosso maior exemplo de obediência aos pais. Lucas 2:51 “E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas cousas no coração.” Jesus trabalhou com José na carpintaria, e com a morte do esposo de Maria, Jesus assumiu os trabalhos que rendiam o sustento de sua própria mãe. Aos 30 anos de idade, ainda mantinha e amava a sua mãe idosa. Quando estava pregado na cruz, antes de morrer, entregou a mãe aos cuidados do apóstolo João. (João 19:26). “O 5º mandamento vigora para os filhos, enquanto eles e seus pais viverem.” Youth’s Instructor, 1873. Para os filhos, não existe maioridade. Em qualquer idade, devem ainda acatar, manter, respeitar, e amar os pais. Prov. 23:22 “Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer.” Honrar é amar, honrar é respeitar, honrar é obedecer. Seus pais ainda vivem? Eles moram longe ou perto de você? Quanto tempo faz que não os vê? Eles estão velhinhos? Tem alguém cuidando deles? Sente a falta dos pais? Por favor, não os coloque no asilo, a não ser que seja por recomendação médica. Lembre-se de que quando você era um bebe, eles cuidaram de você de uma forma incrível: trocava suas fraldas, lhe davam banho, perdiam noites e noites de sono, ajudavam você a andar, a falar, a viver, ou seja, eles fizeram tudo para que você chegasse a ser alguém na vida. Agora, é a vez de você fazer por eles um pouco do que eles fizeram por você. Agindo desta forma, você terá vida longa nesta terra, e se for fiel, terá a vida eterna. Deus tem hoje uma benção para toda a sua família. Lembre-se “Se o Senhor não edificar sua casa, em vão trabalham os que a edificam.” Salmos 127:1. Esta promessa pode se cumprir hoje em sua vida, e com sua família. Você quer receber esta benção? Podemos entregar nossa família, nossos pais, nas mãos de Deus.
Oração: Senhor Nosso Deus, algumas pessoas estão de joelhos, outras estão em pé, outras sentadas, e outras deitadas. Não importa a posição, o que importa agora é que nós estamos de coração aberto, desejamos muito receber as bênçãos prometidas pelo Senhor no 5º mandamento. Queremos honrar nossos pais. Queremos honrar o Senhor e honrar também nossa família. E para que isto aconteça, precisamos da Tua benção. A Tua Palavra diz: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo.” Senhor Deus, o nosso coração está aberto agora. Entra nele. Entra em nossa vida, e cumpra-se a Tua promessa, hoje, na minha vida, na vida desta pessoa que ora comigo, e da sua família também. Em nome do Senhor Jesus, Amém.
VI -
Êxodo 20:13 “Não matarás.”
Será que este mandamento é somente para pessoas não cristãs, frequentadores de igreja? O que está explícito e implícito neste mandamento? Tomando 2 tábuas de pedra, lavrada por Ele mesmo, Deus escreveu com Seu próprio dedo o 6º mandamento. O tempo consome a madeira, o vento assopra a terra, a ferrugem consome o ferro, mas quanto as pedras, nem o vento, nem o tempo ou ferrugem consegue destruí-las. Descobrimos pedras manchadas, enodoadas, mas ainda continuam pedras. Nesse material Deus colocou Sua assinatura: em 6 dias, Eu, o Senhor Deus, criei tudo, portanto, “não matarás”. Neste aparente pequeno mandamento só 2 palavras estão encerrados os grandes mistérios do mundo material, do mundo espiritual e moral. “Não matarás”, o 6º mandamento, na verdade penetra nosso mundo particular, tanto nos nossos atos criminosos, como na nossa vontade criminosa. Este mandamento abrange todos os atos da injustiça que tendem a abreviar a vida. Quantas injustiças, quantos maus atos estão destruindo a vida de pessoas e de famílias. Há um espírito de ódio e vingança. O coração do homem é mau, é vingativo. Quantas pessoas vivem um verdadeiro drama com o ódio, a raiva, a mágoa e a ira. Você já ficou irado? Já sentiu mágoa? Já sentiu ódio? Teve vontade de fazer vingança com as próprias mãos? Já agrediu alguém? Lembre-se que o espírito de ódio e vingança é a transgressão deste mandamento. A Palavra de Deus diz: “aquele que odeia seu irmão é assassino” I João 3:15. Também diz respeito a este mandamento a condescendência com qualquer paixão que leve a atos ofensivos a outrem. Não apenas quem faz o ato violento, se deseja o mal a alguém, conforme disse a Bíblia, é um assassino. Se refere, igualmente, à negligência egoísta em cuidar dos necessitados e sofredores. Está incluído neste mandamento o trabalho excessivo com a tendência de prejudicar a saúde. Existem pessoas que trabalham tanto, que não tem tempo para Deus, para ir à igreja e servir a Jesus. O que deveria ser uma bênção, torna-se em maldição. Em alguns casos, o trabalho excessivo passa a ser uma árvore, onde as pessoas se escondem de Deus como fizeram Adão e Eva lá no Jardim do Éden. Deus está procurando você e perguntando: “Onde estás?” Pode ser que você esteja escondido, escondida, atrás do trabalho. Eu lhe digo, agora, em nome do Senhor Jesus: “Saia de trás da árvore, venha viver uma vida nova, venha começar tudo de novo, venha nascer de novo.” Neste mandamento está incluído também os vícios como: fumo, bebidas, uso de drogas, alimentos imundos e impróprios. Cuidado com o que entra pela boca. Nós somos o que comemos. Lembre-se “ … o corpo é o templo do Espírito Santo.” I Coríntios 6:19 e 20. É preciso saber também que o 6º mandamento inclui: palavras frívolas, palavrões, xingamentos, agressões verbais e toda ira. Você costuma falar palavrões? Costuma falar palavras de baixo calão? Existem pais que agridem os filhos com xingos e palavrões. O marido fere a esposa, a esposa ofende o marido com palavras frívolas. Agressões verbais são comuns nos lares em geral. Estas palavras mal ditas são assassinas e destroem vidas. Lembre-se do que Jesus disse e ensinou claramente. Mateus 12:36,37 “Por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado.” E “a boca fala do que o coração está cheio”, disse Jesus em Mat.12:34. Imagine que você é um solteiro que tem namorada. Tu estás numa loja é vai comprar um tapete persa. Deseja usar apenas na nova casa, depois de casados. Um tapete desses não é barato. Ore a Deus pois este tapete pode atrapalhar seu relacionamento em vários sentidos. Sua esposa poderá adquirir um animal de estimação e estragar o tapete. Também pode seu filho, ou filha, derramar tinta vermelha nele. Que tu farias se isto acontecer? Vai bater? Vai magoar? É uma criança. Tu deves apenas dizer para ele ou ela: “ Não é para ficar com medo, que papai já resolveu tudo. Agora vamos cantar e agradecer a Deus em oração por termos uma família abençoada.” Depois beija a testa do anjinho ou anjinha. De tudo que existe neste mundo, aos olhos de Deus, os seres humanos são as joias mais preciosas. Outro exemplo: Tu estás em casa e vai dormir, pois estás esgotado, cansado, e tem horas para levantar, pois tem que trabalhar. Mas você vive um dilema, pois o vizinho, de propósito, espera tu ir dormir para fazer o serviço, que envolve barulho. Que tem que fazer? Volte a orar, e Deus te livrará do marginal, é meu conselho. Se tu procurar a justiça podes ser pior. Reflita sobre isto: Se o vizinho tem tal comportamento, isto quer dizer que ele quer um pretexto, para te prejudicar mais ainda. Este pretexto, agora ele tem, já que tu acionou a justiça. Mat. 26:52 “Quem fere a espada com espada será ferido.” Mat. 10:23 “Quando, porém, vos perseguirem numa cidade, fugi para outra.” Lucas 9:53-56 “Mas não o receberam, porque o aspecto dele era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu [e disse: Vós não sabeis de que espírito sois]. [Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.] Você sabia que nossa luta não é contra a carne? Efésios 6:12 “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” Qual é o tipo de arma que o cristão deve portar? A oração, o cântico, e a Bíblia. Ef. 6:13-17 “Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de ter vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos com a couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do espírito que é a palavra de Deus.” Ef.5:15-21 “Vede prudentemente como andais … remindo o tempo, porque os dias são maus … Procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor … sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.” Colossenses 3:5,6,8 “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena; prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza … por estas cousas é que vem a íra de Deus … despojai-vos, igualmente, de tudo isto: íra, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena … “ Ef. 4:29-32 “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; e sim unicamente a que for boa para edificação … E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. Longe de vós, toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, … benignos, compassivos, perdoando-vos …”
O suicídio é também transgressão deste mandamento. Todas estas coisas são em maior ou menor grau transgressão do 6º mandamento. Não se esqueça de que a lei mostra nossos pecados, e “o salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. Lembre-se: “Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.” Romanos 8:1. Esta é uma mensagem de vida para você. Jesus está chamando você para viver um novo tempo, uma nova vida. Quero orar por você, clamar a Deus por você. Se você deseja ser liberto de tudo aquilo que lhe prejudica e lhe leva a transgressão deste mandamento, te convido a ajoelhar-se comigo para juntos falarmos com Deus. Feche os olhos.
Oração: Querido Deus, Pai todo-poderoso. Neste instante nos colocamos em tua santa presença para te agradecer pelo mandamento que hoje aprendemos. Ajuda-nos Senhor a Te amar mais, e amar o próximo também. Que nós também amemos a nós mesmos. Que a partir de agora cada pessoa possa cuidar mais da sua saúde, da sua vida espiritual, da sua vida familiar. Eu entrego este homem, esta mulher, esse jovem, em Tuas mãos. Tem agora uma pessoa dependente de drogas orando comigo. Liberta essa pessoa das drogas. Tem também um homem que é dependente da bebida alcoólica. Ó Deus, abençoe este homem, cure-o e liberte-o da bebida. Tem uma mulher que sofre porque na sua família tem pessoas viciadas. Abençoa esta mulher, abençoe esta família. Cura os membros desta família. Que a partir de hoje haja vida plena nesta casa, neste lar, nesta pessoa. Que o mandamento “Não matarás”, seja praticado conforme aprendemos neste dia, em nome do Senhor Jesus. Amém.
VII -
Êxodo 20:14 “Não adulterarás.”
Hoje Deus quer falar algo muito importante para você e para toda a sua família. Este é o mandamento que protege a família. Quando Deus escreveu os 10 mandamentos com Seu próprio dedo, estava transcrevendo a mais completa norma de caráter. O mais perfeito modelo de procedimento. O mais elevado código de ética. A mais afetuosa forma de amar: amar a Deus e ao próximo, e a si mesmo. A lei do Senhor, os 10 mandamentos, estão sendo de tal modo humilhados pelos líderes religiosos, e quebrantados pelos filhos da Terra, que ser fiel a estes mesmos preceitos é ser considerado anti-social, antiquado e ignorante. Este é o século do sexo pervertido, do prazer ilícito, da prática de toda a forma de imoralidade, e das mais baixas paixões da carne. O 7º mandamento, é pisado e tornado pó, na estrada da vida para o horror dos Céus, e vergonha dos anjos bons. A transgressão deste preceito “Não Adulterarás”, atinge a maioria dos habitantes da Terra, e traz infelicidade não só aos mais miseráveis, que tantas vezes, por urgente necessidades, ou péssimas informações, vendem o próprio corpo, e negociam a própria honra na luta pela sobrevivência. Este mandamento alcança também os mais altos escalões sociais, afetados por homens e mulheres bisexuais. O pecado de Sodoma inundou a Terra, e a perversão de Gomorra cobriu os povos. Procura-se hoje, o gozo do prazer pervertido, e não o prazer da felicidade expresso nos 10 mandamentos. Olhos altivos e adúlteros, mentes doentias, sentimentos baixos e profanos, frequentam os templos religiosos, e estão presentes nas casas de tolerâncias e pecado. Cada vez mais aumenta a transgressão e cresce a ira de Deus contra milhares de líderes religiosos inimigos dos 10 mandamentos. Por outro lado, quanto mais perto vivermos de Jesus, tanto mais ofensivo se nos afigura o pecado. Tanto mais exaltada e desejável nos parecerá a pureza e esplendor de Cristo. Até agora, denunciamos o pecado aberto, escandaloso, e suas perigosas consequências na caminhada rumo ao inferno. Vamos analisar agora o pecado oculto, o pecado covarde, que se veste com a roupagem da alma, e se enfeita com as emoções do Espírito. Jesus denunciou este intruso da imaginação dizendo: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” Mateus 5:28. “Este mandamento proíbe não somente atos de impureza, mas pensamentos e desejos sexuais, ou qualquer prática com a tendência de o excitar.” Patriarcas e Profetas, p.308. A pureza é exigida não somente na vida exterior, mas nos intuitos e emoções secretos do coração. Jesus estava esclarecendo o grande alcance da lei de Deus no mandamento “Não Adulterarás.” O pensamento, o olhar malicioso, o desejo carnal, são tão verdadeiramente pecado, como o ato ilícito, o contato físico. Não nos esqueçamos de que este gigante da alma, o sexo, desperta a todos os seres, e pode nos sufocar, realmente, se não houver destemida vigilância. “Por todo o tempo quanto durar a vida, haverá necessidade de guardar as afeições e paixões com firme propósito. Em nenhum momento nos podemos sentir seguros, exceto quando podemos confiar em Deus, tendo a vida escondida com Cristo.” Profetas e Reis, p. 84. Lembremo-nos: o que semearmos no espírito nós colheremos na carne. “Como imagina em sua alma, assim ele é.” Provérbios 23:7. Nossa mente oculta as sementes da vida e da morte, e o tempo se encarrega do resto. Que tal decidir agora abandonar aquilo que faz mal à vida espiritual, como por exemplo, os filmes com cenas impróprias? Abandonar revistas e fotos indecentes? Remover da sua casa todo lixo pornográfico, o que houver? Que tal pedir a Deus, como pediu Davi: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável.” Salmos 51:10. Hoje, Deus quer purificar o seu coração e dar-lhe poder para ser vencedor. Você sente vontade de começar tudo de novo? Quer nascer de novo? Quer a benção de Deus? Coloque-se diante de Deus em oração, de joelhos, porque agora eu vou orar por você. Prov.28:13 “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.”Este é o momento de fazer esta confissão através da oração.
Oração: Senhor Nosso Deus e nosso Pai, a Tua Palavra é lâmpada para os nossos pés, e luz para os nossos caminhos. Eu sei que neste instante, existem pessoas feridas pela traição. Existem pessoas que perderam a saúde, inclusive, por problemas relacionados ao adultério. Existem casais separados, famílias destruídas, jovens vivendo um drama. E neste instante é possível que tenha alguém orando comigo, que está clamando por um socorro, por um milagre, por uma providência do Senhor. Ó Deus, o adultério é maligno, tem causado feridas, dores na vida de tanta gente. Neste momento, eu venho em nome do Senhor Jesus, pedir uma benção a este casal, para esta mulher, para este homem, para este jovem, que não está conseguindo viver conforme as orientações da Tua Palavra. Tenha misericórdia destas pessoas. Eu as entrego nas Tuas mãos, opera um milagre, restaura a vida espiritual, restaura o casamento, restaura a vida sentimental também. Com a certeza que Estás nos ouvindo, quero Te agradecer agora, porque as bênçãos estão sobre nós, em nome de Jesus, amém.
VIII
Êxodo 20:15 “Não furtarás.”
No mundo de hoje falar em honestidade é quase uma piada. Quando se encontra alguém honesto é motivo de comemoração, e tal pessoa se torna manchete de TV e dos principais jornais do mundo. O que está acontecendo? Vejamos a situação de muitos políticos: corrupção, desvio de dinheiro, má-conduta. Estas e outras coisas levam as pessoas a viver uma vida de transgressão. Mas agora você vai entender, pela graça de Deus, o que significa, realmente, o mandamento que diz: “Não furtarás.” “... foi escrito pelo dedo de Deus sobre as tábuas de pedra. No entanto, quantos furtos clandestinos de afeições são praticados e desculpados! Mantém-se um namoro enganoso, seguem-se comunicações secretas, até que as afeições de uma pessoa inexperiente e que não sabe até que ponto podem desenvolver essas coisas, são em certa medida desviadas dos pais e dedicadas ao que demonstra, pelo seu procedimento, ser indigno do seu amor. A Bíblia condena toda espécie de desonestidade e requer correto procedimento sobre todas as circunstâncias.” Fundamentos da Educação Cristã, p.102. “Brincar com corações não é crime de pequena magnitude aos olhos de um Deus santo.” O Lar Adventista, p. 57. “Tanto pecados públicos como particulares são incluídos nesta proibição. O oitavo mandamento condena o furto de homens e tráfico de escravos e proíbe a guerra de conquista. Condena o furto e o roubo. Exige estrita integridade nos mínimos dos negócios da vida. Veda o engano no comércio, e requer o pagamento de débitos e salários justos. Declara que toda a tentativa de obter-se vantagem pela ignorância, fraqueza ou infelicidade de outrem, é registrada como fraude nos livros do Céu.” Patriarcas e Profetas, p.61. Ouça o que o 8º mandamento ensina: Integridade nos mínimos detalhes. Integridade nos negócios. Proíbe o engano no comércio. Integridade no pagamento de débitos e salários justos. E lembrar que toda tentativa de obter vantagem pela fraqueza do outrem é pecado. Este mandamento envolve fidelidade nos dízimos e nas ofertas. Obediência na guarda do sábado. Administração do tempo. Honestidade nos relacionamentos. Fidelidade nos pagamentos de dívidas. Proibição de fazer ou se envolver em pirataria ou falsificações.
Neste mandamento Deus está nos ensinando o princípio da mordomia cristã, conforme aparece no Salmos 24. Ali neste Salmos aprendemos que tudo o que existe pertence a Deus. O homem nasce sem nada, e quando morre não leva coisa alguma. É chegada a hora de tomar uma atitude, você não acha? Uma atitude de fidelidade e honestidade. Como cristãos, precisamos melhorar, e muito, na prática dos mandamentos de Deus. “Bem-aventurados os limpos de coração porque verão a Deus.” Mat.5:8. Você quer ser diferente a partir de hoje? Quer ser mais íntegro? Quer colocar Deus em 1º lugar? Deseja obedecer este mandamento pela graça de Deus? Então venha, vamos orar, Deus vai abençoar você agora mesmo. Nesta oração temos que lembrar das crianças. Lembrar também daqueles que vivem em situações que levam as pessoas a transgressão deste mandamento. Então do jeito que você se encontra agora, feche seus olhos. Vamos falar com Deus.
Oração: Querido Deus, obrigado por este mandamento que nos orienta a viver uma vida de fidelidade, “Não furtarás.” Queremos a partir de hoje seguir uma vida nos passos de Jesus para termos uma vida vitoriosa. Ajuda-nos a sermos fieis aos princípios ensinados hoje por tua Palavra. Isto só é possível pela graça de Jesus, pelo sangue derramado na cruz. E que esta graça alcance as crianças. Que as crianças, desde pequenas, aprendam, e consigam o Teu poder, viver uma vida já conforme os princípios deste mandamento. Abençoa também os adolescentes, os jovens, os pais. Tenha misericórdia daqueles que tem esta fraqueza de furto. Tenhas compaixão de Teu povo e que hoje recebamos as bênçãos para termos uma vida vitoriosa, em nome do Senhor Jesus, amém.
IX
Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”
Em cada mandamento Deus está tentando nos dizer o quanto nos ama e deseja a nossa felicidade. Podemos dizer que os 10 mandamentos são os princípios divinos para a verdadeira felicidade. Aqui se inclui todo o falar que seja falso a respeito de qualquer assunto, toda tentativa ou intuito de enganar nosso próximo. Tiago 2:12 “Assim falai e assim procedei.” As pessoas dizem: “Eu falei da boca pra fora.” Mas Jesus afirmou em Mat.12:34 “A boca fala do que o coração está cheio.” Este mandamento nos ensina a importância de ser verdadeiro, honesto, e viver de acordo com os princípios da Palavra de Deus. O que me impressiona neste mandamento é que a tentativa de enganar o próximo constitui a transgressão. Em outras palavras, o pecado começa na mente, ou no coração. Jesus disse em Mat. 5:28 “Aquele que olhar para uma mulher com intenções impuras, em seu coração já cometeu adultério.” A intenção de enganar é o que constitui a falsidade. O ser humano precisa de um verdadeiro milagre no coração para que a intenção seja mudada. E isto é possível somente pela graça de Deus. Por um relance de olhos, por um movimento da mão, uma expressão do rosto, pode se dizer falsidade tão eficazmente como por palavras. Diante disto, você pode imaginar como Deus é santo e o que Ele espera de nós. Na verdade, eu e você, não temos poder em nós mesmos para obedecer esta lei e viver os altos padrões dos mandamentos de Deus. Veja que a lei condena mesmo o transgressor, é nesta hora que o homem sente a necessidade de Cristo. Agora, dá para entender porque os escritores da Bíblia afirmam que “a lei nos serviu de aio” (Gálatas 3:24). E que “o fim da lei é Cristo.”(Romanos 10:4). E que “a lei é santa, o mandamento é santo, justo e bom.” (Romanos 7:12). Realmente, a lei mostra nosso pecado como sendo transgressão dos mandamentos, e nos leva a sentir necessidade de um Salvador que é Jesus Cristo. Foi Cristo quem disse: “Se Me amais guardareis os Meus mandamentos.” João 14:15. Todo exagero intencional, toda sugestão ou insinuação calculada a transmitir uma impressão errônea, ou desproporcionada, mesmo, declaração de fatos, feitas de tal maneira, que iluda, é falsidade. Devemos ter muito cuidado para não aumentar as coisas. Já ouviu alguém dizer: “Eu aumento mas não invento?” Já ouviu alguém contar uma mentira e solicitar uma concordância da sua parte? A pessoa dá uma piscada e diz: “Não é verdade?” E você é induzido a dizer sim. É preciso vigiar e orar para não cair em tentação. Este preceito proíbe todo o esforço no sentido de prejudicar a reputação de nosso próximo, seja pela difamação, seja por suspeitas ruins, pela calúnia, intrigas. Quantos que prejudicam a reputação dos outros? Quanta difamação! Quanto preconceito! Quanta calúnia! Quanta intriga! Jesus está nos ensinando uma vida cristã de alta qualidade de acordo com o caráter de Deus. Se as pessoas seguissem essas orientações todos os níveis da sociedade seriam diferentes. E não haveria corrupção, nem engano. Uma pessoa não prejudicaria a outra. Como o mundo seria diferente se todos obedecessem os 10 mandamentos. Mesmo a supressão intencional da verdade, pela qual pode resultar o agravo a outrem, é uma violação do 9º mandamento. Este mandamento nos ensina também a viver uma vida cristã verdadeira. Quantas pessoas se dizem cristãs e não vivem como cristãos? Muitos andam por aí dando falso testemunho da vida cristã. E quando Jesus voltar, haverá aqui na Terra, somente 2 tipos de pessoas: os que deram um bom testemunho; e os que viveram um falso testemunho. Em outras palavras, os verdadeiros adoradores, e os falsos adoradores. Um dia, Jesus vai dizer para os fieis: “Vinde, benditos de Meu Pai e recebei por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mat. 25:34. E para os infieis Jesus vai dizer com tristeza no coração: “Apartai-vos de Mim vós que praticais a iniquidade.” Mat. 7:23. De que lado você vai estar? De que lado você quer estar? Já sei a sua resposta, mas venha agora comigo, e entregue a sua vida a Cristo. Viva uma vida de comunhão e obediência, e seja feliz com Jesus.
Oração: Senhor Nosso Deus, obrigado por este importante mandamento. Ajuda-nos, a partir de hoje, a vivermos uma vida de fidelidade, dando bom testemunho. Que esta mulher, este homem, que tem vivido uma luta para ser fiel a Ti, para dar um bom testemunho da verdade, e não tem conseguido. Isto tem causado tristeza, tem causado aflição no coração. Que neste dia, o Senhor estenda a mão sobre esta pessoa, sobre a cabeça, sobre o coração, sobre a vida, a família. E que o Senhor traga, nesta hora, a libertação, a cura, a salvação, a conversão. Eu entrego esta pessoa em tuas santas mãos, em nome de Jesus. amém.”
X
Êxodo 20:17 “Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma que pertença ao teu próximo.”
É do desejo egoísta que nasce o ato pecaminoso. O mal começou exatamente com a cobiça. Primeiro vem a cobiça, depois, fatalmente, vem outros pecados. O problema da cobiça é que ela começa no íntimo da alma e ninguém a vê. Então, parece que este pecado não é tão prejudicial. Na verdade, o 10º mandamento, vai a raiz de todos os males. A mídia, em geral, explora muito a cobiça. Ao investir na concupiscência da carne, dos olhos. E a grande mídia estimula as pessoas a viver uma vida de transgressão. A cobiça é o grande mal deste século. O ladrão cobiça, e em seguida, pratica o roubo. O homem cobiça a mulher, e em seguida pratica o adultério. A mulher cobiça o homem, e em seguida pratica o adultério. As pessoas cobiçam, e em seguida, caem no consumismo. E Deus diz: “Não Cobiçarás.” Aquele que em obediência a lei de Deus, se abstém de condescender, mesmo com um desejo pecaminoso, daquilo que pertence a outrem, não será culpado de um ato mau para com os seus semelhantes. Tais foram os sagrados preceitos do decálogo proferido entre trovões e chamas, e com maravilhosa manifestação de poder e majestade do grande Legislador. Deus mesmo, desceu do Céu e escreveu os 10 mandamentos com o Seu próprio dedo em 2 tábuas de pedra. E em seguida os entregou a Moisés. Ao descer do monte Sinai, ele viu o povo adorando imagens de escultura. Decepcionado, quebrou as 2 tábuas da lei. Mas Deus escreveu os mandamentos novamente. Agora pense comigo: se esta lei não fosse tão importante, Deus teria descido do Céu para escrever os 10 mandamentos, e ainda, por 2 vezes? A Bíblia Sagrada foi escrita por homens santos, inspirados pelo Espírito Santo. Mas os 10 mandamentos foram escritos pelo próprio Deus, por se tratar de princípios de Seu caráter. Deus acompanhou a proclamação de Sua lei com mostra de Seu poder e glória, para que o Seu povo nunca se esquecesse daquela cena, e tivesse a impressão de uma profunda veneração pelo Autor da lei, o Criador dos céus e da terra. O Senhor deseja mostrar, também, a todos os homens, a santidade, a importância, e a permanência de Sua lei. “Deus é amor”(I João 4:8) e Sua lei também é amor. O povo de Israel estava dominado pelo pavor. O terrível poder da voz de Deus parecia tal que não poderiam suportar os trêmulos corações. A transgressão dos 10 mandamentos é obra do pecado, e do mal. Mas, quero dizer-lhes, que o sangue de Jesus é suficiente para nos dar graça e poder para obedecer a santa lei de Deus. Quando Jesus voltar, vai encontrar um povo fiel “que guarda Seus mandamentos e têm o testemunho de Jesus.” Apoc.12:17. Depois dos 1000 anos, Jesus vai olhar para os salvos, e dizer com alegria: “Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apoc. 14:12. Tenho certeza, de que hoje Deus vai fazer um grande milagre em sua vida,e você vai perceber o poder divino de Deus, para ser fiel a este Deus Todo-Poderoso. “Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição; a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.” Deuteronômio 11:26-28. Escolha a bênção, escolha pois a vida para que vivas para sempre. É isto que você deseja? É isto que você quer? Esta é a decisão do seu coração? Quer ser liberto da cobiça? Quer ser liberto do mal? Quer viver uma vida diferente a partir de hoje? Então eu lhe convido a orar comigo. E nós vamos ajoelhar para termos um momento de oração.
Oração: Senhor Nosso Deus, obrigado por este importante mandamento. Livra-nos do pecado. Cubra-nos com o sangue de Jesus. Que a Tua graça e o Teu amor esteja conosco todos os dias de nossa vida. E quando Jesus voltar nós queremos estar preparados para receber a vida eterna. Mas eu sei que aqui na Terra, especialmente hoje, existem pessoas lutando para vencer a cobiça. Pessoas que entendem que o mal está no coração e não querem mais ser assim, querem ser diferentes. Por isso, estão agora ajoelhados comigo. Ó Deus, estenda a Tua mão junto com a minha, sobre esta pessoa, e opera um milagre na vida dela, na vida dele. Abençoe este homem, esta mulher, este casal, esta família. E que a partir de agora, a graça redentora de Jesus, faça o verdadeiro milagre em nossa vida, em nome de Jesus. Amém.
Links:
https://www.adventist.org/pt-br/em-que-os-adventistas-do-setimo-dia-acreditam/
https://consultoriadoutrinaria.blogspot.com/
http://consultadapalavra.blogspot.com/
https://youtu.be/l8VyLqdq1U8?si=97RSkL5aIA12swSb
https://youtu.be/d8zvyOi-2jI? si=bXql_Z_z1Hai_tlD
Comentários
Postar um comentário