9 MANDAMENTOS?
9 MANDAMENTOS ?
João 15:10 . “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. “ Certos grupos de evangélicos acreditam que Jesus estabeleceu uma nova aliança, que Jesus introduziu o rito de Melquisedeque, substituindo o rito levítico, instituindo Seus mandamentos. Heb. 7:12 “Pois, quando se muda o sacerdócio, necessariamente há mudança de lei.” Uma parcela de evangélicos acreditam que Jesus guardou os 10 mandamentos de Êxodo 20, porém, ensinou Seus mandamentos aos Seus seguidores que não são 10, e sim 9. Se não é 10, e sim 9, os mandamentos que é revigorados e reafirmados no Novo Testamento, então qual foi o papel de Jesus? Aboliu, com Sua divina autoridade, uma lei que, após a Sua morte seria reeditada em 90%? Se ele derrogou a lei, qualquer que, posteriormente, o restaurasse seria um Seu oponente, estaria contra uma medida anulatória de Jesus. Que absurdo! Reduz a autoridade de Cristo: torna nulo um código e, tempos depois de Sua morte, os Seus seguidores revogam a anulação e reeditam o mesmo código.
Os 9 mandamentos:
1º, 2º e 3º mandamentos, relatos de Mateus 22:37 “Amarás o Senhor, teu Deus … “ que é: Não tomar o nome de Deus em vão - Não terás outros deuses diante de mim - Não fará para ti imagens de escultura …
4º - Mat.19:19 “Honra a teu pai e tua mãe.”
5º - Mat. 19:18 “Não matarás.”
6º - Mat.19:18 “Não adulterarás.”
7º - Mat. 19:18 “Não furtarás.”
8º - Mat. 19:18 “Não dirás falso testemunho.”
9º - Mat. 5:28 que se subentender ser também “Não cobiçarás.”
Como Jesus ficou em “silêncio”, não citou o descanso do sábado semanal, para outra parcela de evangélicos é prova de que o descanso aos sábados semanais é da antiga aliança, e foi abolida na nova aliança fundada por Jesus Cristo. Se não é citado litera ad litera o 4º mandamento é porque, tal era o rigor de sua guarda, que não havia mister citá-lo. Era ponto pacífico. Ninguém iria contestar a legitimidade de sua guarda. O silêncio de um escritor sobre determinado assunto constitui uma evidência a favor do mesmo. Era supérfluo apresentar provas a favor daquilo que ninguém duvidava.
Mais textos de Mateus:
Mat.5:21 e 22 - “Ouvistes que foi dito aos antigos … Eu, porém, vos digo …”
Mat.5:27 e 28 - “Ouvistes que foi dito … Eu porém vos digo …”
Mat.5:31 e 32 - “Também foi dito … Eu porém vos digo …”
Mat.5:33 e 34 - “Também ouvistes que foi dito aos antigos … Eu, porém, vos digo …”
Mat.5:38 e 39 - “Ouvistes que foi dito … Eu, porém, vos digo …”
Mat.5:43 e 44 - “Ouvistes que foi dito … Eu, porém, vos digo …”
Jesus diz: “Ouvistes que foi dito, não matarás. Eu, porém, vos digo, “ - “Ouvistes que foi dito, não adulterarás. Eu, porém, vos digo …” Sabe como os evangélicos interpretam esses textos? Interpretam como mudanças dos 10 mandamentos de Êxodo 20, Jesus está mudando os 10 mandamentos, e que Ele pode, porque Ele é Jesus. Jesus é o Fundador do novo concerto, está estabelecendo uma nova lei para os seus seguidores.
Como foi que Jesus venceu a tentação no deserto? “Está escrito”. Se você procurar esta forma, “Está escrito”, nos Evangelhos, vais encontrar Jesus utilizando essa expressão muitas vezes. Pouca vezes Jesus diz: “Não tendes lido? ..” . Jesus usa estas duas formas: “Está escrito”, ou então, “Não tendes lido? …” Seja qual for a forma que Jesus está usando, Ele está falando de alguma coisa que está escrito. Ouçam, todas as vezes que Jesus cita o Antigo Testamento, Ele diz: “Está escrito”, ou faz esta pergunta: “Não tendes lido?”. Nas passagens de Mat. 5: 21, 27, 31, 33, 38 e 43 - “Ouvistes que foi dito …”, Jesus não está citando o Antigo Testamento. Jesus não cita o Antigo Testamento desta forma. Jesus cita o Antigo Testamento desta forma: “Está escrito”, ou, “Não tendes lido?” O que Jesus está citando então em Mateus 5? Jesus está citando a tradição rabínica , o que que os rabinos ensinavam: “Ouvistes o que foi dito aos antigos”, Ele está citando ensinamentos rabínicos. Versículos 31,32, “Também foi dito: Aquele que repudiar a sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo: qualquer que repudiar sua mulher, exceto em casos de relação sexual ilícita, a expõe a tornar-se adúltera; e aquele que casar com a repudiada comete adultério.” No versículo 31, “Também foi dito: Aquele que repudiar a sua mulher, dê-lhe carta de divórcio,” isto é o que os rabinos ensinavam. Nos dias de Jesus havia 2 escolas de pensamentos judaicas: Escola de Shamai e a Escola de Hillel. Shamai, era mais bíblico, mais fiel à Bíblia; Hillel, não era tanto, mas Hillel tinha mais seguidores que Shamai. A Escola de Shamai acabou desaparecendo e predominou a Escola de Hillel, que não era muito fiel ao texto bíblico. Se a gente vai em Deuteronômio que diz: “Aquele que casar com mulher não pode se divorciar dela a não ser em caso de relações sexuais ilícitas”, mas, Hillel interpretava o texto: “O que é imoralidade? Qualquer coisa. Se a mulher queimar a comida, é um ato imoral da parte dela, então você pode se divorciar dela.” É assim que Hillel ensinava. Nos dias de Jesus estes ensinamentos só existiam de forma oral, mais tarde, 200 anos depois, passaram a ser escritos. Hoje, podemos ler na Mixná, do hebraico: משנה . No compêndio diz que o marido pode divorciar-se da esposa por qualquer motivo, inclusive comida mal feita. Está escrito lá, “qualquer motivo”, a única exigência é que ele tinha que dar a ela a carta de divórcio. Ele tinha que procurar um escriba, o escriba ia lavrar o termo de divórcio, e ele ia entregar isto nas mãos dela. Deus nunca permitiu este tipo de coisa. Lá em Deuteronômio diz, “somente no caso de imoralidade”, ou, “relações sexuais ilícitas”.
Versículos 43, “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.” Isto não está no Antigo Testamento, em nenhum lugar. Mas os rabinos ensinavam assim: “você ama o seu amigo, ama o seu próximo, e odeie o seu inimigo.” Jesus fala: “Não, você vai ter que amar todo mundo, você tem que amar até aos teus inimigos, orar por eles, orar pelos que vos perseguem.” Jesus não está mudando o que Moisés escreveu. O que Jesus está fazendo é corrigir os excessos rabínicos, os equívocos dos mestres dos seus dias. O texto de Mateus 5 é a favor dos Adventistas do 7º Dia, que pregam a favor dos 10 mandamentos.
Mateus 5:17 - 20 diz: “Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus. Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.” Jesus estava sob a lei, Ele cumpria a lei como qualquer outro cidadão judeu deveria fazer. Jesus ao dizer “Aquele que violar um destes mandamentos … ensinar aos homens.” estava pensando nos rabinos, nos escribas, mestres da lei. Já a figura de linguagem, “ considerado mínimo no reino dos céus,” está dizendo: “não vai entrar no reino dos céus.” Jesus é fiel ao texto bíblico, Jesus é fiel a lei, Jesus é fiel a Moisés, Jesus é fiel aos profetas. Existem, todavia, questões difíceis de serem interpretadas. O último livro da Bíblia, o Apocalipse, foi escrito há 2000 anos atrás. O livro de Gênesis foi escrito há 3500 anos atrás. Escrito numa outra língua, outra época, outra cultura. É difícil e existem obstáculos que precisam ser transpostos. Se é um assunto corrente, um assunto moderno fica fácil. Se alguém falar: “É fake news!” Nem precisa explicar nada pois todos nós entendemos. Mas se ler a passagem da Bíblia de Romanos 12:20 - “amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.” O que vem a ser isto? São jeito, figuras de linguagem, que era usada nos tempos bíblicos, e hoje não se usa. O significado é “fazer com que a pessoa se envergonhe do que fez.” Gênesis 3:8 - “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim na viração do dia …” Deus andava no jardim “na viração do dia”. O que é “viração do dia”? É um jeito de falar que nós não usamos mais, que significa: “ao entardecer.” A Bíblia está repleta de figuras de linguagem. Figuras de linguagem são um problema. Em Santa Catarina alguém diz que Fulano, Beltrano e Sicrano foram fazer o “rancho”, isto quer dizer que foram ao mercado fazer compras. No norte do Paraná são terras planas, e por lá se usa a expressão “subir” , que é ir para o centro. “Onde foi Fulano?” “Fulano subiu.”
Quando fores para visitar alguma localidade, procure saber se tem dicionário do local, para que, já de antemão, facilitar as coisas para você. Expressões que só se usam lá e que só eles entendem, todo lugar tem suas figuras de linguagem. A Bíblia está repleta disto, de pessoas que falam numa língua, num contexto, numa época, que pode nos confundir com as expressões. Jesus em Mat.23:32, aos fariseus: “Enchei a medida de vossos pais.” Que significa “completar aquilo que os pais começaram”. A Bíblia é fácil e é difícil ao mesmo tempo. Ela não foi escrita diretamente a nós, mas existe uma transcendência na Bíblia, seus ensinos estão ali para nós, são ensinos que podem nos trazer a vida eterna. Paulo falando a Timóteo: “desde a infância sabes as sagradas letras que podem fazer-te sábio para a salvação ...” - II Tim.3:15. Qualquer pessoa pode ter acesso a Bíblia, lê-la, interpretá-la corretamente. Mas, tem coisas difíceis também, como já disse. Jesus precisou interpretar com os discípulos, Pedro reclamou das passagens difíceis nas cartas de Paulo. Isto quer dizer, que podemos também não ter a resposta. Na verdade, a interpretação da Bíblia é uma coisa extraordinária, precisamos usá-la com propriedade. Um repórter da globo entrevistou um pastor de igreja de fundo de quintal, pois este fazia sexo com as mulheres da igreja dele. Este pastor, para defender seu ato, citou o livro da Bíblia, em Oseias 1. Existe picareta de todos os lados, a exemplo do pastor citado. Devemos ler a Bíblia corretamente, usá-la com propriedade. Se a Bíblia não falar por si só, se ela não se sustentar a si mesma, então não posso dizer que a minha interpretação é melhor do que a do vizinho. Tenho que dar razões bíblicas para a fé que eu tenho. Que Deus possa nos abençoar para que possamos ler a Bíblia, estudar a Bíblia, saber usá-las. Às vezes, temos que gastar tempo. As coisas foram ficando complicadas. Nos primórdios do Cristianismo, não existiam faculdades de teologia mas, a medida que o tempo foi passando, a língua foi mudando, a cultura foi mudando, a Bíblia foi ficando cada vez mais difícil, difícil, difícil, até que chegou o tempo que foi preciso ter uma faculdade de teologia para se explicar a Bíblia. Posso não ter acesso a faculdade, mas posso ter um bom livro, bom comentário, que são ferramentas que ajudam bastante na hora de estudar e interpretar a Bíblia. Enfim, cremos, no entanto, que todos os
10 mandamentos de Êxodo 20 se reafirmam no Novo Testamento. Por preceito ou por exemplo. Há, nele, alusões inequívocas à guarda do sábado por motivo de ser o sábado, que não se tratava de “agradar” judeus, mas de guardar o 4ºmandamento. Lucas 4:16 “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” - Atos 16:13 “ No sábado, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido.” - Lucas 23:56 “Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.”
CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES
1) DISPENSACIONALISMO prega que a partir da cruz estamos debaixo
da graça e não da lei, e divide a economia divina em dois: dispensação
judaica ou da lei; e dispensação cristã ou da graça.
2) Nós, os adventistas do 7º dia, não guardamos os 10 mandamentos a
fim de ser salvos. Aquele que é salvo torna evidente a sua salvação em
guardar os 10 mandamentos. Embora não haja salvação em guardar os
10 mandamentos, há condenação em não guardá-la.
Os 10 mandamentos não podem salvar o pecador, mas estabelece uma
norma para a vida do pecador, salvo. Mostra ao transgressor o seu
crime, mas não o salva. O espelho revela a mancha do rosto, mas não a
remove, é a água que tira a impureza que o espelho revelou. Os 10
mandamentos descobrem o pecado e o sangue de Cristo lava o
arrependido pela fé, das manchas do pecado.
Nós, os adventistas do 7º dia, somos cristãos fundamentalistas que se
apegam unicamente pelos méritos de Cristo para a salvação, sendo a
própria fé um dom de Deus. Tudo quanto o adventista fiel possa “fazer”,
se assim nos podemos expressar, não é ele quem faz, mas Cristo que
nele vive. Quem guarda a lei é Cristo que vive nele. “Senhor … todas as
nossas obras tu as fazes por nós.” Is. 26:12.
A observância dos 10 mandamentos é fruto da salvação obtida pela fé
em Cristo Jesus, o caminho natural da santificação. Somos salvos pela
fé mas julgados pelas obras, daí por que devemos observar os
preceitos divinos pelo poder de Cristo. Guardem os 10 mandamentos! Aconselho a guardar pois se tu fizer e está certo, ótimo. Entrou no gozo
do Senhor. Mas, se for o contrário, isto é, não tinha mais necessidade de
guardar os 10 mandamentos. Deus vai te salvar mesmo que tu obedeceu
os 10 mandamentos. Esta é a moral da história. E mais, quem pode
garantir que Deus fará vista grossa, isto é, deixar passar, se foi
falado para guardar os 10 mandamentos mas o crente que aceitou Jesus
não guardou?
3) Quando a Bíblia menciona textos que aludem a ‘abolir’, os opositores
falam que trata-se dos 10 mandamentos;
quando fala da lei como em ‘vigor’, então os adventistas precisam
provar para os opositores que se refere aos
10 mandamentos. É impossível haver uma só lei na Bíblia, do
contrário, a Bíblia não seria mais que um amontoado de contradições.
A Bíblia não tem sistemática. Ela apenas descreve e enuncia. Somente
o estudo, a análise, a comparação de artigos de fé determinam sua
coordenação doutrinária. Na Bíblia não se encontram as palavras:
‘trindade’, ‘milênio’, ‘imersão’. No entanto, estes termos definem
ideias cristãs. O mesmo critério aplica-se em relação às leis.
Links:
https://www.adventist.org/pt-br/em-que-os-adventistas-do-setimo-dia-acreditam/
https://consultoriadoutrinaria.blogspot.com/
http://consultadapalavra.blogspot.com/
https://youtu.be/l8VyLqdq1U8?si=97RSkL5aIA12swSb
https://youtu.be/d8zvyOi-2jI? si=bXql_Z_z1Hai_tlD
Comentários
Postar um comentário