DANIEL 11
Daniel 11
Esse tema, Daniel jejuou e orou por 3 semanas, e Satanás deteve Gabriel, o anjo mais poderoso do Céu. Miguel(Jesus Cristo), aparece e só então esse anjo celestial lhe trás a interpretação dessa profecia.
Daniel 11:1 - ‘Mas eu, no primeiro ano de Dario,o medo, levantei-me para fortalecer e animar.’
Daniel 11:2 - ‘Agora, eu te declararei a verdade: eis que ainda três reis se levantarão na Pérsia, e o quarto será cumulado de grandes riquezas mais de que todos; e, tornado forte por suas riquezas, empregará tudo contra o reino da Grécia.’ O anjo está falando com Daniel e explicando o que vai acontecer. Esse capítulo vem depois dos capítulos 7 e 8, que é um contínuo. É um clímax. Um acontecimento final da história da Terra. Ciro(Pérsia) e Dario eram co-regentes. Deixando de lado o pseudo-Smerdis(depois de Cambises), que não foi um sucessor legítimo, então os três reis depois de Ciro são: seu filho Cambises(530 - 522 a.C.), Dario I(522 - 486 a.C) e Xerxes(486 - 465 a,C; o Assuero de Ester). Depois de Artaxerxes(465 - 423 a.C.) segue o poderoso rei do verso 3, Alexandre, o Grande.
Ciro é um tipo de Cristo, pois ele destruiu a Babilônia literal.
Daniel 11:3 e 4 - ‘Depois, se levantará um rei poderoso, que reinará com grande domínio e fará o que lhe aprouver. Mas, no auge, o seu reino será quebrado e repartido para os 4 ventos do céu; mas não para a sua posteridade, nem tampouco segundo o poder com que reinou, porque o seu reino será arrancado e passado a outros fora de seus descendentes.’ Aqui se refere a Grécia que foi dividida em 4. Reino de Cassandro, Lisímaco, Seleuco e Ptolomeu.
Esses são trazidos a uma história tipológica e, a influência exercida sob o povo de Israel tem que ser colocada num âmbito espiritual. Temos que desmembrar os elementos Norte/Sul cuidadosamente. Muitos vêem numa forma literal. Querem atribuir ao rei do Norte e rei do Sul certas ideologias. Alguns crêem que o Sul se refere ao Islãmismo e o Norte se refere ao Cristianismo. Mas, na verdade, não se refere a isso. Temos relações muito mais profundas às quais temos que buscar. Tradicionalmente, os versos 5 a 39 são interpretados como conflito entre 2 poderes, que dominam sobre Norte e Sul. A união nos versos 5 e 6, que é selado com um casamento, se interpreta como tendo acontecido entre Ptolomeu Filadelfo do Egito e Antíoco Theos da Síria, que se casou com a filha de Ptolomeu, Berenice. O arranjo foi um tiro pela culatra, ao Berenice ser assassinada. Versos 7 a 15 descrevem a briga entre o Norte e Sul gregos, até que nos versos 15 e 16, Roma sobe ao palco. Alguns vêem os ‘violentos do teu povo’ do verso 14, como os romanos; outros reconhecem Roma somente no verso 16.
Daniel 11:16 - ‘O que, pois, vier contra ele fará o que bem quiser, e ninguém poderá resistir a ele; estará na terra gloriosa, e tudo estará em suas mãos.’ Quem entrou e invadiu Israel? Foi Roma. Roma se encaixa perfeitamente neste versículo. Versículo 16 é Roma pagã, que adverte Antíoco Epifânio de atacar Roma. Roma invadiu e conquistou a terra gloriosa(Palestina) no ano 63 a.C. Muitos vêem Epifânio como anti-cristo, o poderoso anti-cristo. Mas, Antíoco Epifânio era na verdade um rei bem fraquinho que ataca Roma, atacando uma de suas províncias. É dito que então vieram os romanos, cercaram-no, e falaram: ‘Se você conseguir sair deste cerco sem que você seja rapaz bem bonzinho você não vai existir mais.’ Ele capitulou, ou seja, seria um anti-cristo bem fraco.
Os versos 17 a 30 tratam das intrigas romanas. O verso 17, provavelmente é uma alusão à história de Júlio César, Marco Antônio e Cleópatra. ‘E dirigirá o seu rosto, para vir com a potência de todo o seu reino, e com ele os retos, assim ele fará, e lhe dará uma filha das mulheres, para corrompê-la, ela, porém, não subsistirá, nem será para ele.’ Então, nesses versos alguns vêem Júlio César, Cleópatra e Marco Antônio.
Os versos 18 a 22 falam dos césares seguintes: Augusto, que coletou impostos na época do nascimento de Jesus, e Tibério(um vil v.21), perante o qual o ‘Principe da Aliança’ é massacrado.(v.22). Vários comentaristas interligam os próximos versos (até o v.30) com as intrigas romanas até a destruição de Jerusalém por Tito. Outros inserem o chifre pequeno(Roma papal) já no verso 21, vêem no ‘homem vil’ o homem da iniquidade e aplicam os versos às cruzadas.
Dan.11:31 - ‘E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora.’ Aqui se refere a adoração a templos religiosos. Verso 31 se refere a Roma papal. O ‘Santuário’ e a ‘abominação destruidora’ são expressões religiosas e se refere ao erguimento de um falso sistema de adoração que destrói o serviço de Cristo e recebe adesão de todos que ‘abandonam a sagrada Aliança’ (v.30).
Os versos 32 e 33 descrevem o tempo do domínio papal(‘algum tempo’ = 1260 anos).
Dan. 11:32 - ‘E aos violadores da Aliança ele com lisonjas perverterá, mas ao povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e fará proezas.’ Aqui temos essas intrigas papais para ganhar pessoas para si. Então, trata-se de um poder que professa ser religioso, que vai contra a Aliança, com lisonjas que levam muitos a estar ao seu lado. Mas existem pessoas que são contra ele. E essas são pessoas que conhecem ao seu Deus.Temos aqui os que se opõem, ou seja, a Reforma. Então, definitivamente no final, a força combinada norte-sul.
Dan. 11:33 - ‘E os entendidos entre o povo ensinarão a muitos; todavia, cairão pela espada, e pelo fogo, e pelo cativeiro, e pelo roubo, por muitos dias.’ Para o povo de Deus não será fácil. Evidentemente a perseguição da Idade Média, a Inquisição.
34 e 35 - esse período de 1260 dias-anos. Nos versos 34 e 35 se reconhece a Reforma Protestante.
Dan. 11:34 - ‘E, caindo eles, serão ajudados com pequeno socorro, mas muitos se ajuntarão a eles com lisonjas.’ Ou seja, a Reforma vem, e de repente essa Reforma cresce, torna-se grande. Mas, a Bíblia diz que nem todos tem ‘vestes brancas’, alguns deles são ‘hipócritas’.
Dan. 11:35 - ‘E alguns dos entendidos cairão, para serem provados, purificados, e embranquecidos, até ao fim do tempo, porque será ainda para o tempo determinado.’
Os versos 36 a 39 descrevem a essência do poder papal.
Dan. 11:36 - ‘E este rei fará conforme a sua vontade, e levantar-se-á, engrandecer-se-á sobre todo o deus, e contra o Deus dos deuses falará coisas espantosas, e será próspero, até que a ira se complete, porque aquilo que está determinado será feito.’ Então este poder conseguirá muitas coisas. Esse é o chifre pequeno(Dan.7:8). Como isso se relaciona? Porque é importante que o povo de Deus saiba que esse é o rei aqui, e que estas pessoas estão a séculos mortas.
Dan.11:37 - ‘E não terá respeito ao Deus de seus pais, e nem terá respeito ao amor das mulheres, nem a deus algum, porque sobre tudo se engrandecerá.’ As ‘mulheres’ são as igrejas.
Dan. 11:38 - ‘Mas em seu lugar honrará a um deus das forças, e a um deus a quem seus pais não conheceram honrará com ouro,e com prata, e com pedras preciosas e com coisas agradáveis.’
Dan. 11:39 - ‘Com o auxílio de um deus estranho agirá contra as poderosas fortalezas, aos que o reconhecerem multiplicará a honra, e os fará reinar sobre muitos e repartirá a terra por prêmio.’ Ele não só se engrandece contra todas as religiões, mas também contra aqueles que têm sede por Cristo. Trata-se de uma mega-religião unificada contra Deus, o Deus das fortalezas. Isto é o papado. Roma oferece terras. Roma papal historicamente traçou a linha e falou: Espanha este vai pertencer a você. Portugal esse vai ser seu. É assim e assado.
Mas agora quero inserir um outro aspecto. Esqueçamos por um momento a interpretação histórica. Em seu livro: ‘Os Segredos de Daniel’, https://cpb.com.br/produto/15915/segredos-de-daniel Jacques B. Doukhan apresenta que o conflito Norte-Sul dos versos 5 a 39 são entendidos como merismo. Esse é um pensamento muito interessante e a estrutura do conflito em última instância leva a uma fusão dos dois poderes, com a intenção em comum da destruição do povo de Deus. O padrão que se reconhece nesses versos é: já que temos Sul contra Norte, Norte contra Sul, temos então dois aspectos.
Nos versos 40 a 45 o Sul ataca o Norte, o Norte o Sul (A - B).
Versos 42 e 43 - Então o Sul se une com o norte(síntese), seguido por uma vitória definitiva de Deus sobre os aliados poderes do mal. Não vamos nos preocupar qual rei é aquele e qual rei é esse mas, nós vemos isto como uma só imagem geral. Os dois são inimigos de Deus: o norte, Babilônia; o sul, Egito. Os dois constantemente reinavam sobre Israel.
Os três temas principais de Daniel 11 são:
1 - Conflito entre o Norte e o Sul. 2 - Aliança entre o Norte e o Sul. 3 - Conflito com o povo de Deus.
Desta forma, os versos 5 a 39 descrevem o conflito hegeliano dos dois sistemas filosóficos que têm um objetivo em comum: o aniquilamento do povo de Deus e da verdadeira adoração. O capítulo, portanto, foi embrulhado em um mesmerismo, ou seja, de tanto se esfregar nos conflitos se tornam um. O que é um merismo? Consiste de dois elementos em contraste que juntos compõem um todo. Exemplos:
Salmos 89: 11 ‘Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste.’ Salmos 89: 12 ‘O Norte e o Sul, tu os criaste; o Tabor e o Hermon exultam em teu nome.’ Dois extremos: o Norte e o Sul. Dois contrastes formam um pensamento. Ezequiel 21: 3 e 4 ‘Dize à terra de Israel: Assim diz o Senhor: Eis que sou contra ti, e tirarei a minha espada da bainha, e eliminarei do meio de ti tanto o justo como o perverso … a minha espada sairá da bainha contra todo vivente, desde o Sul até ao Norte.’
Tanto o rei do Norte quanto o rei do Sul são inimigos de Deus, por isso são controlados pelo arqui-enganador, que com sua dialética hegeliana quer gerar uma cosmovisão em comum que seja útil às suas astutas intenções.
Tipologicamente o rei do Norte tem que representar as alianças político-religiosas, que tentam prescrever uma certa forma de adoração ao povo de Deus, assim como Babilônia queria impor o culto babilônico sobre os hebreus. Temos a motivação religiosa.
O que aconteceu no Egito, o rei do Sul?
No Egito estiveram o povo de Deus, o povo de Israel. Escravos.
O rei do Sul escravizou o povo de Deus e, se recusou a reconhecer a Jeová ou a liberdade de consciência dos hebreus.
Ele, no entanto, não obrigou a adorar deuses egípcios. A motivação do rei do Sul, portanto, era secular.
O Egito queria escravos, trabalhadores.
Os dois são inimigos de Deus mas no jogo final, a destruição vem do Norte.
Jeremias 1:14 ‘E disse-me o Senhor: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.’
Jeremias 6:1 ‘Fugi para salvação vossa, filhos de Benjamim, do meio de Jerusalém, e tocai a buzina em Tecoa, e levantai um sinal de fogo em Bete-Haquerém, porque do lado Norte surge um mal e uma grande destruição.’
Jeremias 10:22 ‘Eis que vem uma voz de rumor, grande tremor da terra do Norte para fazer das cidades de Judá uma assolação, uma morada de chacais.’ O povo de Deus tem que ter esses 2 poderes como inimigos, pois estão sentados em uma só mesa. Os povos são influenciados no fim dos tempos pelo pensamento do Norte.
Jeremias 50:13 ‘Porque subiu contra ela uma nação do Norte, que fará de sua terra uma solidão, e não haverá quem nela habite, tanto os homens quanto os animais fugiram, e se foram.’ Jerusalém literal foi destruída, mas sobrou um remanescente. Isto é importante. Tivemos ali um resto.
Jeremias 46:10 ‘Porque este é o Dia do Senhor, o Senhor dos Exércitos, dia de vingança contra os seus adversários; a espada devorará, fartar-se-á e se embriagará com o sangue deles; porque o Senhor, o Senhor dos Exércitos tem um sacrifício na terra do Norte, junto ao rio Eufrates.’ O rei do Sul unido com o rei do Norte será destruído por Deus.
Quem quer ocupar o Norte?
Satanás se retrata e ele quer ocupar o Norte. Ele quer receber adoração, o que somente Deus pode receber. Na mitologia de Canaã, o deus Baal habitava o Norte, mas o verdadeiro Norte(o direito de receber adoração), é reservado a Deus.
Isaías 14:12 e 13 ‘Como caíste desde o Céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste lançado por terra, tu que debilitavas as nações. E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao Céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, aos lados do Norte.’ A expressão ‘Norte’ equivale a adoração verdadeira. ‘Mas eu quero conseguir o Norte. Eu quero receber adoração.’
O ‘rei’ de Dan.11:36 explica Martinho Lutero - ‘claramente representa o papa, que sem qualquer vergonha lança seus decretos no mundo … Assim como o sol está acima da lua, assim também o papa está sobre o imperador … Não o imperador, mas o papa é o real imperador, pois o imperador beija os pés do papa como um vassalo … Este último se coloca acima das Escrituras Sagradas … Como diz Daniel: ‘acima do Deus dos deuses’. Essa era a interpretação da Reforma. ‘Outros, tiranos em sua ignorância perseguiram a Palavra de Deus, este, o faz conscientemente … Como diz 2 Tessalonicenses 2:3 e 4, ali fica claro que ele ‘é o homem do pecado’ e o ‘filho da perdição’ que se levanta contra tudo que tem o nome de Deus ou de culto, chegando ao ponto de se assentar no templo de Deus, dizendo ser Deus.
E Martinho Lutero aconselha: ‘Se você não lutar de todo o coração contra o ímpio governo do papado, você não pode ser salvo. Quem encontra prazer na religião e culto do papado vai se perder eternamente para o mundo futuro. Se você rejeita(o papado), você tem que estar preparado para aceitar todos os perigos e mesmo perder a sua vida. Mas é muito melhor aqui nesta terra estar exposto a tais perigos do que permanecer calado. Enquanto eu viver, eu quero expôr aos meus irmãos a ferida e a praga babilônica, temendo que se eu não o fizer, muitos de nós, como os demais, caiam em apostasia.’
History of the Reformation of the 16th Century, 8d.15,S.208
Como os pioneiros do adventismo interpretavam o rei do Norte?
Após cuidadoso estudo bíblico, os pioneiros do movimento do advento chegaram à conclusão de que o poder descrito em Daniel 11 é o papado. Urias Smith deu uma outra interpretação, propondo que fosse a Turquia. Porém, Tiago White replicou: ‘O irmão Smith apresentou uma bonita palestra sobre Daniel 11, e a sua interpretação parece plausível, mas se o ferro das pernas e os ferro dos pés(Dan.2) representam Roma, e se o animal terrível e espantoso de Daniel 7 e o chifre pequeno representa Roma, e se o chifre pequeno em Daniel 8 e que se torna muito grande é Roma, então o rei do Norte é Roma. Irmãos, essas são 4 profecias paralelas cujo alcance é até a vinda do Senhor.’ Citado em M.C, Wilcox, King of the North, pág. 44 Se nós consideramos que esta profecia de Daniel é uma conclusão certeira das profecias anteriores a ela, então reconhecemos quão significativa ela é. Todas as profecias anteriores a Daniel encontram neste capítulo o seu clímax. Ele recebeu esta profecia depois de ter jejuado por 3 semanas, para compreender melhor o que ele tinha visto anteriormente.
O anjo Gabriel fala a Daniel: ‘Ao você começar a orar eu vim mas o inimigo me deteve por 3 semanas.’ Deteve o anjo mais poderoso que esteve no Céu. Quem é mais poderoso? O anjo mais poderoso é Gabriel ou o anjo caído na Terra? Lúcifer é mais poderoso. Se Gabriel fosse mais poderoso teria enxotado e teria ido lá, mas ele não conseguiu. Porque Lúcifer ao cair do Céu ele perdeu sua posição mas não seu poder. Só existe um outro poder que é mais poderoso que Lúcifer. Esse poder é o próprio Deus. Que presunção nós seres humanos pretendemos poder expulsar, enxotar o diabo. Nem o próprio anjo Gabriel estava a essa altura. Se nós não tivermos Miguel, nosso Príncipe e que é o próprio Deus ao nosso lado, não temos nenhuma chance.
‘Satanás não quer saber o que vai acontecer com o rei do Norte porque ele definitivamente é o rei do Norte, mas ele tem uma pessoa na qual ele atua. Portanto, fica claro que só vamos compreender este clímax do rei do Norte em Jerusalém, a luz quando estudarmos este capítulo à luz dos capítulos precedentes.’ Louis F. Were, The king of the North at Jerusalem, S.7 - Tanto João como Daniel descrevem os perigos, as lutas, e a libertação final do povo de Deus. João o faz em conexão com as forças satânicas de Babilônia espiritual(Apoc. 13:15). Daniel o faz em conexão com o ‘rei do Norte’. E se o rei do Norte faz a mesma obra que o papado, somente pode haver uma conclusão, o rei do Norte é o papado. S.9
A Tipologia do rei de Tiro
Tiro, seu príncipe e seu rei são um modelo tipológico para o último conflito cósmico(Ezequiel 28:2). Temos que ter um príncipe no fim dos tempos. No meio ‘dos mares’, ou seja, no meio dos povos e se quer igualar a Deus.
Ezequiel 26:7 - Então este Tiro típico será definitivamente destruído, engolido pelo rei do Norte, Babilônia. O homem da iniquidade tem as mesmas pretensões que o príncipe de Tiro. Ele se assenta como governante(no templo = na igreja), assim como o antítipo na igreja, e pretende ter a posição de Deus em seu papel político-religioso. Ele recebe o assento, o trono e a autoridade diretamente do dragão(Apoc.13:2). Mais uma coisa que é interessante, Tiro também representa um poder econômico, porque os fenícios eram comerciantes e navegadores. Quando o rei do norte(Nabucodonosor) subjuga este poder, ele reclama para si essa força econômica e funde o domínio político e religioso. Marca da besta é também introduzida no patamar econômico. II Tessalonicenses 2:3 ‘Ninguém de maneira alguma vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, 2:4 - O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora, de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.’ A mesma coisa que fez o príncipe de Tiro, que é sombra do que é o papado.
Apoc.13:2 ‘E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão. E deu-lhe o dragão deu-lhe o seu poder. o seu trono, e grande autoridade.’ Esta posição pertence somente a Deus. ele está assentado sobre o trono, que está no Norte, conforme Ezequiel descreve. Seu reinado(Sião), portanto, também se encontra no Norte.
Apoc. 7:15 ‘Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo, e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.’
Apoc.13:1 ‘E eu pus me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha 7 cabeças e 10 chifres, e sobre os seus chifres 10 diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia’.
O comentário de Wesley: ‘Esta besta é o papa, que levantou seu poder a 600 anos e ainda permanecerá por certo período de tempo. A ele e a ninguém mais se aplica todo este texto, cada ponto e cada detalhe … Em contraste com o reino de Deus, este reino é terreno-espiritual/eclesiástico, também não somente mundano/político, mas uma mistura dos dois. Esta besta existe no presente. Não está no passado, porque Roma existe agora, e somente depois da destruição de Roma é que a besta será lançada no lago de fogo.’ o mencionado príncipe era Et-Baal, o pai de Jezabel, que se casou com o rei israelita Acabe, e que mergulhou toda a nação no culto a Baal.
I Reis 16:31 ‘E sucedeu que como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate, ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e foi e serviu a Baal, e o adorou.’
Ezequiel 28:12 ‘Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. v.13 Estiveste no Éden, jardim de Deus, de toda pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro. Em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros, no dia em que foste criado foram preparados. v.14 Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci, no monte santo de Deus estava, no meio de pedras afogueadas andavas. v.15 Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. v.16 Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste, por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. v.18 Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários, eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te vêem.’
Se apossar da honra que só a Deus pertence, portanto, o regente terrenal Tiro serve como tipo, modelo para o regente terrenal do fim dos tempos. Satanás é o verdadeiro antítipo por trás dos bastidores que lhe dá todo o poder. Esses ataques e contra-ataques entre rei do Norte e rei do Sul devem suscitar uma certa forma de pensamento coletivo nas pessoas, que une os dois partidos em sua oposição ao povo de Deus. Satanás quer total submissão e adoração. O rei do Norte é um caminho para a adoração de si mesmo. O rei do Sul é um caminho à incredulidade e à rebelião contra Deus. O rei do Norte em primeiro plano é Babilônia literal, um modelo para a Babilônia antitípica do fim dos tempos, na qual todas as religiões estão fundadas baixo a direção do papado. Os reis do mundo irão prostrar-se perante este sistema, irão render-lhe o seu poder. Assim surge uma besta político-religiosa que é guiada por uma mulher, a igreja. Muitos declaram que o rei do Sul é o islãmismo - não pode ser - o islãmismo está para adoração, para culto. Tem que ser incorporado nas religiões mundiais.
Apoc.17:3 ‘E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha 7 cabeças e 10 chifres. v.4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas, e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação. v.5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. v.6 E eis que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. v.7 E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz…’
Se o rei do Norte representa o aspecto religioso assim, rei do Sul incorpora: humanismo, evolucionismo, ateísmo, secularismo, e existencialismo. Todos esses têm o objetivo de eliminar a Deus, e ordenar a terra baseada em força e sabedoria humana. Estes conceitos são de uma forma ou de outra procedentes de filosofias jesuítas como Voltaire, Descartes, Pierre Teilhard de Chardin e inúmeros outros até o dia de hoje endossaram ou até mesmo inventaram os mesmos. Aqui temos uma ideologia anti Deus. Por exemplo, o existencialismo: atitude filosófica, em conexão especialmente com Heidegger, Jaspers, Marcel and Sartre, e em contraste com o racionalismo e empiricismo. O existencialismo dá ênfase à posição autônoma do indivíduo, onde ele somente é responsável pela veracidade de suas decisões. Somente eu sou responsável para onde vou guiar minha existência. A ideologia vem do Sul e secretamente na mesa junto com o rei do Norte. O general espanhol Franco disse: ‘Nossa guerra não é uma guerra civil … mas uma cruzada … sim, a nossa guerra é uma guerra religiosa. Nós, que lutamos, somos os soldados de Deus. Quer cristãos, quer muçulmanos, e nós não lutamos contra pessoas, mas contra o ateísmo e materialismo.’ Zitiert in Robert Hutchison, Their Kingdom Come: In Side the Secret World of Opus Dei, S.105 Nós lutamos contra a ideologia do rei do Sul.
A Tipologia do rei do Norte contra o rei do Sul.
Nabucodonosor era o rei do Norte.
II Reis 23:29 ‘Nos seus dias subiu Faraó Neco, rei do Egito, contra o rei da Assíria, ao rio Eufrates, e o rei Josias lhe foi ao encontro; e, vendo-o ele, o matou em Megido.’ Tipologicamente o que aconteceu?
O rei do Sul, Faraó Neco, veio ajudar o rei da Assíria, que havia uma rebelião do rei da Babilônia, mais forte que o rei da Assíria. Então, definitivamente, Babilônia vence o rei do Sul.
Neco II, Faraó da dinastia Saíta, governou sobre o Egito de 610 - 595 a.C.
610: O ascendente ao trono Neco herda uma guerra contra a Babilônia, na qual o Egito apóia a Assíria.
609: Intervenção na Palestina onde o rei judeu Josias morre em Megido. Judá e as cidades fenícias têm que pagar tributos(anos posteriores da Crônica de Nabopolassar). Três anos mais tarde o idoso rei da Babilônia, Nabopolassar enviou seu filho Nabucodonosor contra o exército egípcio.
No ano de 605 a.C, os dois se confrontam em Carquemis. Nabucodonosor bate os egípcios e destrói Faraó Neco, passa pelo país de Israel e subjuga Jeoaquim, mas antes de sua volta recebe a notícia do falecimento de seu pai. Ele corre de volta, e com ele jovens presos da elite judaica, entre eles, Daniel e seus amigos.
601 a.C. Ataque babilônico ao Egito, revanche.
597 a.C. Perda de Judá. Jerusalém é levada cativa por Babilônia.
595 a.C. Morte de Faraó Necho II, sucessor é seu filho Psamético II. O nome de Neco muitas vezes é apagado de seus monumentos, possivelmente um indício, que sua política externa foi vista como um fracasso. Seus descendentes evitarão intervenções no exterior.
Então, o vencedor final foi quem? O rei do Norte.
O país onde o conflito ocorreu?Síria. Sim, a batalha de Faraó Neco, onde foi destruído o rei do Sul literal.
O rei do Norte típico venceu o rei do Sul típico um pouco antes de Babilônia começar seu ataque a Jerusalém literal e destruir o Santuário. No primeiro antítipo desta destruição se tratava de Roma( o novo rei do Norte), que em 70 d.C. destruiu o 2º Templo.
Daniel 9:25 ‘Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá 7 semanas, e 62 semanas, as ruas e os muros se reedificarão, mas em tempos angustiosos.’ Aqui Roma apareceu.
Falamos sobre essa luta entre Norte/Sul - merismo - ideologia contrastante e como as pessoas são cercadas e conduzidas como ovelhas. A humanidade tem que desenvolver uma ideologia unificada que corresponda a ideologia do rei do Norte. Está vindo um conflito enorme e quão longe o oponente está disposto a ir? Até que ponto ele vai erguer a sua ideologia sob suas próprias pernas?
O Tempo do Fim
Daniel explica quando começa o fim do tempo. Quanto ao poder político da 1ª besta, essa besta não perdeu o status de mulher(igreja) mas, só perdeu seu chifre, seu status de animal.
Dan.11:40 ‘E no fim do tempo, o rei do Sul lutará com ele, e o rei do Norte se levantará contra ele com carros, e com cavaleiros, e com muitos navios, e entrará nas suas terras e as inundará, e passará.’
Navios representam economia. Tiro representa economia. Babilônia cercou Tiro e temos que ver isto na forma tipológica.
‘E no fim do tempo, o rei do Sul lutará com ele.’ História: Em 1798, o general Berthier, por ordem de Napoleão Bonaparte prende o papa Pio VI, toma senhorio sobre as áreas e destrói o sistema de governo papal secular. The Encyclopedia Americana, 1941 - Um Estado secular é erigido. Esse Estado papal, político religioso está posto de lado. Mas não deve ser confundido, não a igreja, a mulher não morre. O animal(besta) recebe uma ferida mortal(sistema político). Fico fascinado sobre o que Napoleão escreve sobre os maçons. Segundo rumores, Napoleão tornou-se maçom em Malta. Outros autores suspeitam que ele foi ensinado historicamente. Certo que ele era simpático ao estabelecimento maçom, que se utilizou astutamente para seus próprios interesses. Mas, as pistas que indicam uma iniciação maçônica dele antes de ele aceitar o título de imperador são muito convincentes. Então temos que perguntar o que ele praticava? O que ele fez? Aqui nós continuamos lendo na Grande Loja(Grand Lodge), ‘Napoleão Bonaparte nasceu em Córsega e foi treinado em escolas militares. Depois da ocupação de Toulon em 1793, ele foi promovido a general. Ele conduziu suas tropas pela maioria dos países europeus. Foi em 1798 ao Egito.’ Foi ao rei literal do rei do Sul. Sim, Napoleão. Aqui se refere então a uma ideologia porque estamos no antítipo mas, também literalmente ele foi no reino do Egito. Agora anote só o que ele fundou: o Banco da França como a Bolsa de Valores francesa, bem como grêmios reguladores nacionais e regionais, para assegurar uma boa distribuição da carga tributária, ele reformulou o sistema fiscal, ele restabeleceu a Igreja, ele fez melhorias no sistema educativo e reivindicou em 1804 o título de imperador da França. Além de suas guerras que não estamos interessados agora. Ele fez o que com todos os seus irmãos? Napoleão deu cargos maçônicos aos seus irmãos:
Louis(1778/08/02 - 1846/07/05) tornou-se em 1805 (Vice)Deputado Grão-Mestre.
Jerônimo(1784/11/15 - 1860/06/24) foi Vice Grão-Mestre do Grande Oriente da Westphalia.
O irmão mais velho, Joseph(1768/01/07 - 1844/07/28) foi promovido em abril de 1805 no palácio das Tuileries, com o título de Grão-Mestre do Grande Oriente da França. Eram todos maçons. The International Napoleonic Society Presidents Forum: Ben Weider, (M, PhD Napoleon und die Juden Von Weider - Napoleão foi o 1º grande líder europeu que deu a todas as religiões liberdade, igualdade e irmandade. Napoleão dá liberdade aos judeus. Napoleão queria erigir um Estado para eles. O tio de Napoleão, o cardeal Fesch se pronunciou: ‘Majestade, você está invocando o fim do mundo com as tuas leis? Igualar os judeus aos católicos? Você não sabe que as Escrituras Sagradas prediz o fim dos tempos para o momento em que os judeus sejam reconhecidos como nação?’ A Bíblia diz isto? Não! Em nenhum lugar. Que ideologia é essa? Isso é uma ideologia de fim dos tempos que o rei do Norte colocou no mundo a qual se apega ‘X’ milhões de cristãos. De vez de se prepararem para a volta de Jesus e trabalharem nesse coração estão assistindo quando vai começar uma guerra em Israel. Napoleão declarou a França como pátria dos judeus quando ficou claro que não poderia estabelecer para eles uma pátria na Palestina.
O código napoleônico criou igualdade perante a lei, sublinhou a santidade da família e os tribunais foram secularizados. Foi criada a base judicial para a revolução. Código Civil garantiu o estabelecimento geral de advogados em Câmeras Legislativas e Judiciárias. Obrigado Napoleão. Isso é muito bom. Ele erigiu todo o sistema moderno do mundo hoje. Todo o sistema assim como existe nos países livres. Todo o sistema da economia moderna está fundamentada em que? Napoleão. Todo esse sistema será que pode quebrar? Está desmoronando. Uma coisa bem interessante, isto vem dos institutos napoleônicos. Na área militar, Napoleão foi pioneiro nos ‘Princípios de Guerra’. Exércitos modernos se baseiam até hoje na organização criada por Napoleão. Portanto, todo o mundo moderno secular está baseado nesta ideologia. Napoleão demitiu quem causa o caos no mundo, até que diz: ‘Socorro rei do Norte, nós precisamos de uma moralidade. Nós não podemos continuar vivendo uma forma tão ímpia. Sem Deus.’
Napoleão e a Palestina
Eis um acontecimento pouco conhecido mas notável: Ao às tropas francesas estarem na Palestina e fazerem um cerco junto à cidade de Acre, Napoleão tinha preparado uma proclamação, para tornar a Palestina um Estado independente. Foi a intervenção dos britânicos que atrapalharam seus planos. A proclamação estava marcada para 20/04/1779, mas seus debaldes esforços de conquistar Acre impediram a publicação. Os judeus tiveram que esperar mais que 150 anos até que seu Estado fosse proclamado. Não havia judeu na Palestina. Esses tinham que ser recolhidos. Os árabes viviam lá. Depois de um certo tempo e preparar esse lance teológico para isso tem que ter domínio sob as circunstâncias de uma tal forma para que esse povo realmente se mude para esse lugar. Então foi Napoleão que disse: ‘Nós vamos criar um Estado novo’. 118 anos mais tarde os britânicos iriam publicar a Declaração de Balfour que requeria a criação de uma pátria para os judeus, e 31 anos mais tarde Israel foi reconhecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas como um Estado independente. Em 16/08/1800 Napoleão declarou: ‘Se eu fosse o regente da nação judaica, eu iria reconstruir o Templo de Salomão.’ Você sabe que o mundo estava caracterizado por uma filosofia em que o papado era o anticristo, e que o anticristo está sentado em Roma. Na igreja cristã(papado) declarando ser o próprio Deus. Teologia que destrói a Cristo e essa teologia estava espalhada no mundo inteiro. E o papa não pode dominar o mundo com essa ideologia protestante. É impossível! Então como seria se não secularizar-mos o mundo? Como seria se fizéssemos sumir essas visões espirituais bíblicas pelo secularismo, pelo materialismo? Até que o mundo nos tira nós podemos continuar sem uma moralidade. E como seria se até então o protestantismo mudasse sua cosmovisão sob Sua 2ª vinda e, um reino de Deus governado por Cristo para que não busque um reino celestial mas um reino israelita terrenal? Não seria isso fantástico para o reino do Norte? Penso que ele estaria encantado com isso. Então ele permite que o mundo caia num caos ideologicamente, religiosamente, economicamente. Então ele se posta ali com as suas vestimentas dizendo: ‘Mas, se você tivesse escutado a minha moralidade tudo isso não teria acontecido.’
Apoc.11:1 - 4 ‘E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara, e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram;(Revolução Francesa e essa mudança de teologia) e deixai o átrio que está fora do templo, e não o meças, porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por 42 meses. E darei poder às minhas 2 testemunhas, e profetizarão por 1260 dias, vestidas de saco. Estas são as 2 oliveiras e os 2 castiçais que estão diante do Deus da terra.’
Voltemos a Napoleão.
Maçonaria Islâmica: Já disse, o rei do Sul não pode ser o islãmismo porque o islãmismo é religiosa e a ideologia do rei do Sul é secularismo. Foi isso que Napoleão introduziu. A maçonaria encontrou entrada no Egito logo depois da conquista de Napoleão em 1798, ao o general Cléber, um maçom francês e comandante das tropas de Napoleão fundar a loja, que é um agrupamento maçônico de Isis. A maçonaria francesa era predominante no Egito até depois da ocupação britânica em 1882, quando surgiram lojas britânicas.
Na primeira metade do século 20, a maçonaria era bem vista, e egípcios famosos eram maçons. Também governantes britânicos e aristocratas das fileiras dos ocupantes. Os monarcas egípcios, de Khedive Ismail até o rei Fuad, eram nomeados ao início dos respectivos mandados como grão-mestres da maçonaria. De 1940 até 1957 existiam no Egito quase 70 lojas maçônicas. Então, quem reinava e dominava a maçonaria por trás dos bastidores? De onde vem todas estas coisas? Ideologia Jesuítica. Fascinante! E o novo governo egípcio(2012) vem justamente deste transfundo.
Apoc.11:7 ‘E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhe fará guerra, e os vencerá, e os matará.’ Então aqui nós temos um poder secular que se posiciona contra Deus e isto acontece no final da Revolução Francesa, portanto, assim veio ao mundo uma nova ideologia secular, sem Deus, onde a razão, por si mesma, irá ditar o que é moralidade e não a Palavra. Esses têm que ser mortos. A Reforma ainda mantém os dois mas, a Reforma tadinha ecoou entre os dedos e caiu na praia.
Apoc.11:8 ‘E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.’ Quer dizer, o que aspiro, o que sou e o que penso é isso que vou viver. Não me deixo prescrever pela Palavra de Deus. Secularismo, ideologia do Egito. Quem é Deus para que tenha que pensar nele e obedecê-lo? Sodoma e Egito, uma decadência espiritual e moral. Sabemos que Ele não foi crucificado nem em Sodoma e nem no Egito, portanto, se refere aqui, a ideologia, a essa forma de pensar. H. Grattan Guinness sobre o ‘Homem do Pecado’ - Romanismo e a Reforma(1887) ‘Perceba qual a posição que o homem do pecado ocupa. Ele se senta no Templo ou na casa de Deus. Isto não é e não pode ser o Templo judaico. Paulo, usando desta descrição do poder romano o aplica, tanto na Epístola aos Coríntios como aos Efésios da igreja cristã. Na 2ª Epístola de Paulo aos Coríntios, que é dirigido aos cristãos gentios,ele diz: Vós sois o Templo de Deus vivo. Em Efésios ele chama a igreja de um Templo Sagrado, uma moradia de Deus através do Espírito. Paulo não deixa dúvidas que para ele o Templo de Deus era a igreja de Cristo. Esse era o Templo no qual ele enxergou com o olho profético, o ministério da iniquidade assentado. Portanto, não se refere aqui, a uma pessoa em um Templo de pedra, mas um poder na igreja cristã.’ Ensino puro da Reforma. Será que não temos um Remanescente que também queira crer isso? Onde está o movimento da Reforma no mundo hoje? Crêem eles o que eles criam? Não! Eles esperam o Templo literal, eles têm seus olhos, o seu telescópio voltado para Israel. Eles esperam por esse último conflito e então vem o tempo, e então vem o anticristo e, vai estar bagunçando por três anos e meio e, então vem o reino de Cristo, o qual não temos que nos converter mas, quando vamos cair da arapuca? Mas que ideologia é essa? Onde ela nasceu? Nasceu em Roma, com os jesuítas. Hoje em dia é uma ideologia mundial. Então, a ideologia do secularismo, por trás dos bastidores, ao mesmo tempo trouxe ao mundo uma ideologia contra a Bíblia, que favorece ao rei do Norte, porque agora ele não mais é o anticristo. Os protestantes dizem agora: ‘O Papa não deve ser chamado mais de anticristo.’ Estão se preparando para preparar o 3º Templo. O que acontece no 3º Templo? O sistema sacrifical.
Hebreus 9:11,12 ‘...veio Cristo … não por meio de sangue … de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.’
Então aqui temos uma religião falsa, uma falsa ideologia que favorece ao rei do Norte, porque ele agora é liberto desse título horrendo: anticristo.
II Cor.6:16 ‘Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.’ Nós que cremos e vivemos a Palavra de Deus e isso é o reino de Deus. Não é o Templo de pedra. Mas você não quer afirmar que todo esse sistema, Israel literal como um povo judeu literal foi dirigido somente para enganar a humanidade? É para destruir a ideologia protestante, para matar as ‘duas oliveiras’(Apoc.11:4)que é a Bíblia.
Efésios 2:20 a 22 ‘Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.’ E a Bíblia apresenta o contrário da ideologia moderna.
Apoc.3:12 ‘Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu Deus, o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu Deus, e o meu novo nome.’ Será que é literal de que vamos ficar alí de pé como uma ‘coluna’? Por favor, não! Pois então não quero ir para o Céu.
I Pedro 2:5 ‘Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.’ ‘casa espiritual’ - esta é a verdade bíblica, e é isso que a Reforma ensinava. E é isso que o Remanescente tem que ensinar. Temos que ter a mesma ideologia.
Romanos 2:28, 29 ‘Porque não é judeu quem o é apenas o exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.’
Gálatas 3:29 ‘E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa.’ As ‘promessas’ eram transferidas, portanto, para comunhão dos santos, dos cristãos que aceitam a Cristo como Salvador. Essa outra ideologia é bem diferente.
Gálatas 6: 15, 16 ‘Pois nem a circuncisão é cousa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.’
Segundo os textos citados acima quem é o Israel de Deus?
São aqueles que crêem em Cristo para a salvação e que tem uma fé pessoal nEle. Não é uma fé coletiva. Dispensacionalismo: o Israel literal não é bíblico. Cristãos do mundo inteiro estão observando o que acontece em Israel. E porquê? Por um lado estão buscando sinais para a 2ª vinda de Cristo. Talvez um dos sinais mais significativos que estão esperando é o reerguimento do Santo Templo no monte Moriá(3º Templo) e re-instituição dos antigos sacrifícios.
Se lermos nos jornais que amanhã de manhã Israel terá desaparecido, colhido pela terra, será que muda de alguma forma a ideologia bíblica? Será que o anticristo ainda vai estar onde? Vai continuar em Roma. Se Roma amanhã tivesse desaparecido, aí teríamos problemas.
Então, profeticamente, o homem do pecado ou anticristo apareceria no Templo e congelaria tudo.
Orações e sacrifícios - Esta seria a tal da ‘abominação desoladora’ ou ‘abominação da desolação’(Mateus 24:15 e Daniel 9:27). É uma blasfêmia. Estão esperando um Messias que já veio.
Gershon Salomon, presidente dos ‘Fiéis do Monte do Templo’, organização mais importante em Israel para a construção do 3º Templo, expressou oficialmente ‘o governo de Netanyahu seria um bom motivo de esperança para a construção de um novo Templo. Em suas campanhas eleitorais antigas, Netanyahu tinha um princípio de seu partido, Likud, de se comprometer a empenhar-se pela reabertura dos serviços cultuais no sagrado monte. Os ‘Fiéis do Monte do Templo’ já tem até a pedra fundamental preparada … Além disso o Instituto do Templo já tem todas as instalações e roupagens prontas …’ https://kenraggio.com/KRPN-TheThirdTemple.htm
Neste livro, o autor Benjamin H. Freedman = ‘Facts are Facts’ - ‘um judeu escreve sobre os judeus e revela uma história interessante. Constata que os atuais judeus em Israel não são os verdadeiros descendentes judeus mas dos czares.’ Em uma carta datada de 10/10/1954, o Dr. David Goldstein, L.L.D. de Boston, Massachusetts, um converso ao catolicismo, dá ao autor Benjamin H. Freedman de Nova Iorque alguns fatos intrigantes. www.rense.com/general47/farys.htm Benjamin afirma que a palavra ‘judeu’ somente foi introduzida na lingua inglesa no séc. 18. Jesus não se deu a conhecer como um judeu(‘ingl.jew’) mas como judeu(‘ingl.Judean’). A inscrição na cruz traz as palavras latinas: ‘Iesus Nazarenus Rex Iudeorum’, que significa: ‘Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.’ Ele continuava: Então ‘judeu’ é uma conotação geográfica, veio da parte de Israel que se chamava Judéia. Tinha relação com uma área geográfica. Hoje, a palavra ‘judeu’ não tem mais a haver apenas com a geografia mas, tem a ver com fé, com a religião. Portanto, antigamente não era assim. ‘A seita religiosa dos assim chamados ‘Fariseus’, em Judá, na época de Jesus, o Talmude era para os fariseus praticantes a Carta Magna, a declaração de independência, a constituição e a lei fundamental, tudo em um só. O Talmude hoje em dia, em sua forma atual,(formado por todos esses escritos dos hebreus e dos rabis alguns séculos depois de Cristo) também tem a mesma função para aqueles que professam a fé judaica.’Mas muito do que os mestres ensinavam não estavam baseados na Palavra de Deus mas no que? Tradição. Jesus sempre repreendia a sua tradição. Ele disse: ‘Vocês servem a Deus em vão’(Marcos 7:7,8). Portanto, aqui temos uma fé talmudica e hoje em dia o judaísmo é totalmente baseado no Talmude. Agora, os judeus quem são eles? Se esse povo tem que ser reelegido ele tem que ser o mesmo povo que existia naquela época. O povo que foi disperso e que agora voltou da dispersão, mas não nesse caso. Pois os habitantes de Israel atuais não tem nada que ver com os judeus da Judéia. Ou seja, o povo que está lá, instalado, não é o povo da Judéia. Não é o povo original, supostos herdeiros da promessa, mas um povo totalmente diferente. Esse é um ponto muito importante. O rabi Morris N. Kertzer escreveu um artigo revelador e abrangente com o título: ‘O que é um judeu?’ que foi impresso na revista Look em 16/06/1972. Neste artigo, o rabi avalia o significado do Talmude para o judaísmo atual. Neste abrangente tratado feito pelo exponente mais credenciado nesta área naquele tempo escreve: ‘O Talmude consiste de 66 livros de leis, ética e histórias dos antigos rabis. Ele foi composto e publicado 500 anos depois de Cristo. Se trata de um compêndio de leis e tradições. É a lei fundamental das ordenanças religiosas judias e o livro-texto para a formação rabínica. Desde o nascimento de Jesus até hoje, jamais foram escritas infâmias e blasfêmias tão baixas por qualquer pessoa em qualquer lugar, como se podem encontrar nos 63 livros que se encontram entre as capas do Talmude … ‘ Então ele cita uma das piores afirmações do Talmude em questão de Ética. Não sei se vocês já leram o Talmude, mas se vocês lerem o que tem a dizer sobre Jesus Cristo, então os cabelos vão ficar arrepiados. Não quero tomar tais palavras em meus lábios. Vocês podem imaginar. Então, é uma catástrofe. Agora, sobre a origem dos judeus atuais na Palestina, ele diz que são originários da Europa Oriental e que não se trata de descendentes da tribo de Judá ou das perdidas tribos de Israel, mas descendentes dos czares, uma nação relativamente desconhecida. Ele escreve: ‘Portanto, não é uma restauração da corporação bíblica, é algo bem diferente, mas trata-se de uma contrafação, os assim chamados ou autodenominados ‘judeus’ na Europa Oriental da história moderna não podem apresentar nenhum ascendente legítimo que em tempos bíblicos tenha colocado seu pé em solo palestino. Os supostos ou autoproclamados judeus do resto da Europa jamais foram ‘semitas’. Nenhum semita jamais os enxergou como semitas, nem com a maior boa vontade. Qual poder secreto, misterioso, que tem retirado já por muitas gerações a história e origem dos czares dos livros de história em todo o mundo? Uma coisa é certa: a origem e história dos czares e do reino Czar são fatos históricos indisputáveis.’ Não aprendeu isso na escola? O povo nem sabe de onde eles vêm? A Cazária é uma nação asiática(segundo a Jüdischer Enzyklopädie de origem persa) convertidos ao judaísmo talmúdico. Conquistaram uma vasta área no leste europeu, que mais tarde(séc. 10 - 13) foi sobrepujada pela Rússia. Ele escreve: ‘Depois de uma reunião histórica com os representantes das três religiões monoteístas, o rei Bulan(séc.VII) decidiu rejeitar o cristianismo e o islãmismo e escolheu como futura religião nacional a forma de adoração do então existente ‘talmudismo’ que até hoje é conhecido e praticado como ‘judaísmo’. Os czares introduziram no seu país o alfabeto hebraico e adaptaram algumas expressões do germãnico e do eslavo e das línguas bálticas às suas necessidades. O resultado foi o ‘jiddish’, que utiliza letras hebraicas mas não é hebraico.’ De onde vem todos esses judeus russos? De onde vem todos os judeus do Leste? De onde vem todos os judeus da Europa? Esses são descendentes e a posteridade desse povo ‘czares.’ Este povo estava espalhado por toda a Europa, por toda a Rússia. Todos os Estados do Leste. Agora, esse povo tem que ser removido de onde está e tem que ser transposto para Israel literal.
Segundo esta história, a religião moderna do Estado de Israel se baseia nas tradições da Cabala e do Talmude, e está muito longe da religião bíblica. O Talmude quebra Jesus Cristo por toda parte.
O rei do Sul imensamente removeu a ideologia de que o papado tinha na idade média. Divulgou uma ideologia, definitivamente a incorporou pelas lojas maçônicas esse novo sistema. O sistema onde todo o povo é retirado de todo o continente, espalhado por todo o mundo. Conduzido como um rebanho de ovelhas para outro país, onde vivem os árabes. Os árabes se perguntam indignados: ‘Como podem fazer isso? Aqui é nosso país.’ Então vem uma guerra e essa ideologia, de que o papa é anticristo, parece desaparecer na areia. Depois da 2ª Guerra Mundial o Estado de Israel é fundado. E o povo foi transferido. Cruzamos a História e criamos uma identidade desse povo.
Apoc. 11: 9 e 10 ‘Então, muitos dentre os povos, tribos, línguas e nações contemplam o cadáver das duas testemunhas, por três dias e meio, e não permitem que esses cadáveres sejam sepultados. Os que habitam na terra se alegram por causa deles, realizarão festas e enviarão presentes uns aos outros, porquanto esses dois profetas atormentaram os que moram sobre a terra.’ Isso aconteceu na Revolução Francesa. Finalmente não temos mais essa ideologia bíblica( 2 profetas são antigo e novo testamento).
Apoc. 11: 11 ‘Mas, depois de três dias e meio, um espírito de vida, vindo da parte de Deus, neles penetrou, e eles de ergueram sobre os pés, e àqueles que os viram sobreveio grande medo.’ Então, aqui desse terremoto, desse tremor, dessa revolução ideológica. E a Bíblia, em contraste com a ideologia mundana, se pôs sob seus pés. Agora, quem que a coloca sob seus pés? Não os protestantes, pois esses se apegam a uma nova ideologia. Quem então? Os Adventistas do 7º Dia. Os únicos que ainda trás ensinos protestantes. Os únicos que apelam a Bíblia e a Bíblia somente. Os únicos que não tem telescópio mirando Israel para ver quando acontece a 2ª vinda. Estamos olhando para uma direção bem diferente, estamos olhando para Roma. Olhamos para a marca da besta e quando essa vem. Quando esse rei vai se vestir: ‘Eu sou deus. Eu vou dizer para vocês por onde ir.’ Enquanto o inimigo está calibrando suas forças para a batalha, Deus está erigindo o santuário de Sua verdade. Esses dois poderes estão se arregimentando simultaneamente, até que colidam na última controvérsia.
Quando Cristo veio pela 1ª vez, ele fundou Sua igreja, o templo espiritual sobre a nova pedra fundamental e a separação entre judeus e gentios foi derrubada. Duas ideologias colidindo uma com a outra. A esmagadora ideologia global, no comando do rei do Norte e um grupo minúsculo, espalhado por todo o mundo que diz: ‘a Bíblia, nós cremos nas leis de Deus, nós seguimos a Jesus Cristo.
Eu tenho más notícias, ele vai ficar tão bravo. Ele tenta forçar a sua ideologia para dentro de Sião, para dentro da Igreja Adventista do 7º Dia.
Amós 9: 11 e 12 ‘Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o Senhor, que faz estas cousas.’ O apóstolo Tiago aplica estas palavras à missão entre os gentios. Quem tem a tarefa de ‘restaurar os muros’ e ‘conquistar os remanescentes de Edom e todas as nações?’ É somente uma igreja, que prega as três mensagens angélicas a todo povo, tribo, língua e nação.
Atos 15 : 13 a 16 ‘Depois que eles terminaram, falou Tiago, dizendo: Irmãos, atentai nas minha palavras: expôs Simão como Deus, primeiramente, visitou os gentios, a fim de constituir dentre eles um povo para o seu nome. Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: Cumpridas estas cousas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei.’
Comentário de Wesley sobre Atos 15: 16 ‘Depois após o final da dispensação da salvação para os judeus, reconstruirei a tenda caída de Davi, fazendo com que de sua semente surja o Cristo, que irá erigir das ruínas de seu santuário caído como um reino espiritual e eterno.(Amós 9:11). Quem ainda se põe ao lado dessas verdades bíblicas? Deveria, portanto, haver uma 2ª reunião, que é depois dos 1260 dias, porque os dois têm que pôr sob seus pés.’ O antigo e o novo testamento tem que ser novamente proclamados juntos. A Lei e os Profetas. Deveria, porém, haver uma 2ª reunião depois dos 1260 anos da profecia em pano de saco, e a Palavra de Deus deveria mais uma vez ser exaltada até ao Céu, para que línguas, povos e nações estejam aptos a se decidirem. Encontramos isso em Isaías 11 como texto paralelo a Daniel 11:41 a 44. Isaías 11:11 ‘Naquele dia, o Senhor tornará a estender a mão para resgatar o restante do seu povo, que foi deixado, da Assíria, do Egito, de Patros, da Etiópia, de Elão, de Sinear, de Hamate e das terras do mar.’ E quem é o seu meio, o instrumento para o resgatar? Os Adventistas do 7º Dia. Os únicos a resistir a essa ideologia.
Isaías 11:15 ‘O Senhor destruirá totalmente o braço do mar do Egito, e com a força do seu vento moverá a mão contra o Eufrates, e, ferindo-o, dividi-lo-á em 7 canais, de sorte que qualquer atravessará de sandálias.’ Ele buscou seu povo literal do Egito. Ele dividiu o mar e eles passaram e, no sentido espiritual, vai acontecer a mesma coisa. Ele vai trazer o Seu ‘Israel espiritual’ para fora da Babilônia. Ele vai dividir o lago espiritual, e vão passar. Vão acampar em Cades Barnéia(Deuteronômio 2:14 e 15). https://www.youtube.com/watch?v=l3dDXQ-_tqg
Satanás apresenta aqui tipo e antítipo: os dois literais. Isso não pode ser bíblico. O antítipo sempre tem que ser maior que o tipo. O tipo é local; o antítipo é universal. Se a salvação só se referisse ao pequeno país Israel então o mundo teria sim algo a reclamar.
Dan.11:41 ‘E entrará na Terra Gloriosa, e muitos países cairão, mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom.’ Muitos cairão, muitos tropeçarão. Povo de Deus apegai-vos a Bíblia. Não deixai influenciar pela mídia pois há uma certa forma de pensamento onde se perde o apoio em Deus. Muitos também entre nós cairão ‘mas da sua mão escaparão estes: Edom e Moabe, e os chefes dos filhos de Amom.’ É uma profecia fantástica e a Bíblia é tão delicada. Aliás, quem são estes aqui descrito como remanescentes? Edom era descendente de Esaú, portanto está relacionado. Ele está fora mas teve uma conexão com o povo de Deus. Já Moabe, tivemos conexão com os moabitas? Sim! Através de Ló e Amom é descendente de Abraão. Existe uma conexão, eles estão fora e coisas terríveis aconteceram para suscitar esse povo para agora estar dentro. Portanto, teremos um remanescente que vem de todo o mundo, mesmo tendo sido apóstata.
Dan.11:42 e 43 ‘E estenderá a sua mão contra os países, e a terra do Egito não escapará. E apoderar-se-á dos tesouros de ouro e de prata e de todas as coisas preciosas do Egito; e os líbios e os etíopes o seguirão.’ A ideologia que representa o Egito será atropelada, quer dizer: ele se apoderará de todas essas forças econômicas e ele irá dominar a magnitude dessa ideologia. Tem que ver com o rei do Sul e as palavras: secularismo, existencialismo, evolucionismo que rejeita a Deus e coloca de lado. Isto não tem haver com adoração mas com rebeldia. Isto é posto de lado e a ideia dominante é: ‘nós seguiremos essa moralidade do Norte.’ É fascinante que então nós temos um merismo. A Etiópia, essa é a região mais ao Sul, quer dizer, os extremos dessa ideologia humana também nos seguirão. Que poder tem esse que atrai essas ideologias? O papa disse: ‘Porventura não convidou ele os ateus?’ Não reclamou ele essa ideologia para si? Claro! Essa ideologia, essa cosmovisão do rei do Sul, será subjugada por um massivo ataque, no final dos tempos, do rei do Norte, que em meio a tempestade de guerra e caos econômico usará da tática do medo. Pelas alianças militares, o rei do Norte impõe uma moral ditada por ele mesmo. Com isto, até os escolhidos estão em perigo. Lucas 21:26 diz: ‘... homens desmaiando de terror pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; que as forças dos céus serão abaladas.’
O que quer dizer que ‘as potências dos céus serão abaladas?’ É uma guerra ideológica entre uma cosmovisão bíblica e uma cosmovisão do rei do Norte. ‘O mundo está agitado pelo espírito de guerra. A profecia do capítulo onze de Daniel atingiu quase o seu cumprimento completo. Logo se darão as cenas de perturbação das quais falam as profecias.’ Ellen White em Testemunhos para a Igreja, v.9 p.14 ‘Parecia haver um pequeno tempo de paz. Mais uma vez os habitantes da Terra me foram apresentados, e novamente tudo se achava na maior confusão. Lutas, guerras e derramamento de sangue juntamente com fome e pestes imperavam por toda parte. Outras nações se achavam empenhadas nesta luta e confusão. A guerra ocasionou a fome. A miséria e o derramamento de sangue deram lugar à pestilência. E então o coração dos homens desmaiou de terror, ‘na espectação das coisas que sobrevirão ao mundo.’ Lucas 21:26 Test. para a Igreja. v.1 pag. 268. Eu penso que esse pequeno tempo de paz aconteceu no final da 2ª Guerra Mundial. Nós estamos aqui. Estamos nos últimos momentos da história da humanidade. ‘Este é o tempo de trevas espirituais nas igrejas do mundo. A ignorância das coisas divinas encobriu da vista dos homens a Deus e a verdade. As forças do mal estão ganhando força. Satanás promete aos seus co-obreiros fazer um trabalho que cativará o mundo. Ao passo que a atividade da igreja é apenas parcial, Satanás e suas legiões exercem atividade intensa …’ Ele está ocupado. Nós estamos brincando de igreja? ‘As professas igrejas cristã não estão convertendo o mundo, pois elas próprias estão corrompidas pelo egoísmo e orgulho, e necessitados de experimentar em si mesmas o poder regenerador de Deus, antes de poderem guiar outros a uma norma mais pura e elevada.’ Testemunhos para a Igreja v.9 p.65 ‘Em nosso tempo, como na antiguidade, as verdades vitais da Palavra de Deus são substituídas por teorias e especulações humanas. Muitos professos ministros do Evangelho não aceitam toda a Bíblia como a Palavra inspirada. Um sábio rejeita esta parte; outro duvida daquele. Elevam a sua opinião acima da Palavra, e as escrituras que eles ensinam repousam sobre a autoridade deles próprios. ‘Eis que o Senhor vai devastar e desolar a terra, vai transtornar a sua superfície e lhe dispersar os moradores. … Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, violam os estatutos e quebram a aliança eterna. Por isso, a maldição consome a terra, e os que habitam nela se tornam culpados … Cessou o folguedo dos tamboris, acabou o ruído dos que exultam, e descansou a alegria da harpa.’ Isaías 24:1 a 8 Estas leis estão sendo prescritas agora. Na União Européia tentam introduzir leis com respeito ao domingo e as diretrizes para os Estados cuja economia está naufragando são escritas de tal forma que quando países recebem dinheiro diz: ‘tem que trabalhar seis dias por semana, mas no ‘sábado’ de sua escolha e ‘não bíblico’ tem que descansar.’ Onde chegamos? E o que dizem os sindicatos? ‘Estamos fazendo uma aliança com o papado.’ O tempo chegou. George Weigel sabe quem é? É um americano, no momento é responsável como conselheiro do papa Bento XVI. Em Against the grain ‘Contra a Corrente’ publicado em 01/04/2008. Autor bestseller do New York Times, George Weigel apresenta de forma impressionante como o ensinamento social católico lança luz sobre questões pertinentes de pluralismo, a definição de direitos humanos e a defesa da liberdade. Nesta contribuição significativa, um dos pensadores mais proeminentes americano, apresenta uma descrição detalhada dos fundamentos de uma sociedade livre, e um apelo poderoso em favor do papel da razão moral. Assim, se vai ao encontro da ameaça contra a dignidade humana pelo despreocupado Niilismo, violência de Dschihad e o lindo novo mundo de homens e mulheres sob medida. O que ele diz? ‘Nós precisamos de moralidade papal’. Mais um livro: ‘Impérios Paralelos’ Parallel Empires de Massimo Franco publicado em 20/01/2009. A história fascinante e altamente relevante das relações turbulentas entre os Estados Unidos e a Santa Sé contado e documentado pelo jornalista Massimo Franco’. E ele diz aqui: ‘Uma coisa é esse poder político e secular que se une ao poder papal.’ É isso que a Bíblia diz.’ (...) Portanto dos primeiros dos primeiros parágrafos diplomáticos com os Estados Unidos nos anos 1780’, Franco ilumina uma história de 200 anos de relações parasitagem mútua e preconceitos. Do anticatolicismo nativo do século XIX, cobrindo a eleição de John F. Kennedy como primeiro presidente americano católico e a parceria anticomunista entre os Estados Unidos e a Santa Sé, na época da guerra fria até o início de plenas relações diplomáticas em 1984, a história jamais foi contada desta forma (...) Impérios Paralelos não deixa dúvida de quão significativo é analisarmos as relações entre esses dois poderes, um poder secular e outro poder moral para a nossa história e para o mundo de hoje. A ideologia do Sul, a saber, a secular será subjugada pela ideologia do rei do Norte. Um empurrão o Norte recebeu nos finais dos tempos.
Dan. 11:44 ‘Mas os rumores do Oriente e do Norte o espantarão, e sairá com grande furor, para destruir a muitos.’ Esse poderoso rei que domina sobre as ideologias do mundo, que tem o dragão atrás de si tem medo de alguém? Ele irá assustar sob os rumores do Oriente e do Norte. Sairá com grande furor para destruir e extirpar a muitos. Vamos ver que esses ‘rumores’ é uma mensagem que entra no mundo. A saber, uma tríplice mensagem angélica que o faz tremer. Ele tentará destruí-lo. Ele odeia a verdade. Ele odeia a mensagem dos três anjos que traz à luz a sua falsa ideologia. Ele não pode substituir com o jato de luz da Bíblia. Ele irá tentar introduzir a sua ideologia aqui e no ‘Monte Santo’. Apoc. 17:14 ‘Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com ele.’ A ideologia bíblica irá vencer. Apoc. 17:17,18 ‘Porque em seu coração incutiu Deus que realizem o seu pensamento, o executem à uma e dêem à besta o reino que possuem, até que se cumpram as palavras de Deus. A mulher que viste é a grande cidade que domina sobre os reis da terra.’ O mundo irá dar sua autoridade ao sistema papal porque eles têm o mesmo intento, eles têm a mesma idéia. A ideologia está em contraste com a ideologia bíblica.
Números 24:14,15 ‘Agora, eis que vou ao meu povo; vem avisar-te-ei do que fará este povo ao teu, nos últimos dias. Então, proferiu a sua palavra e disse: Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhos abertos.’
Números 24:17 a 20 ‘Vê-lo-ei, mas não agora; contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó, de Israel subirá um cetro que ferirá as têmporas de Moabe e destruirá todos os filhos de Sete. Edom será uma possessão; Seir, seus inimigos, também será uma possessão; mas Israel será proezas. De Jacó sairá o dominador e exterminará os que restam das cidades. Viu Balaão a Amaleque, proferiu a sua palavra e disse: Amaleque é o primeiro das nações; porém o seu fim será destruição.’
Quem que vence essa luta nos últimos dias? O povo de Deus. Mas então Balaão tinha um plano: ‘Sabe rei se nós pudermos de alguma forma seduzir esse povo de Deus com mulheres, mulheres lindas, amonitas maravilhosas e lindas. Sabe de uma coisa? Talvez desse jeito ainda podemos vencer.’ Núm.25:18 - E eles fizeram. Quase, quase Israel pereceu. E se Deus não tivesse peneirado, não tivesse purificado, morrendo milhares de israelitas, eles não teriam entrado na terra prometida. Portanto, temos que ficar atentos a este último lance do final dos tempos, onde as lindas igrejas-irmãs com suas danças danças ecumênicas cegam o povo de Deus. ‘ Os próprios moabitas estavam convencidos de que enquanto Israel permanecesse fiel a Deus, Ele seria o Seu escudo. O plano proposto por Balaão era separá-los de Deus, induzindo-os à idolatria. Se pudessem ser levados a tomar parte no culto licencioso de Baal e Astarote, seu Protetor onipotente tornar-se-ia Seu inimigo. E eles logo seriam presa das nações cruéis e aguerridas em redor deles. Esse plano foi prontamente aceito pelo rei, e o próprio Balaão ficou para ajudar a executá-lo.’ Patriarcas e Profetas p.329 .
Isaías 58:12 e 13 ‘Os teus filhos edificarão as antigas ruínas; levantarás os fundamentos de muitas gerações e será chamado reparador de brechas e restaurador de veredas para que o país se torne habitável. Se desviares o pé de profanares o sábado e de cuidar dos seus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs.’ Aqui temos uma ideologia, e essa ideologia está em contraste com a ideologia do rei do Norte. ‘Mas os rumores do Oriente e do Norte o espantarão.’
Louis F. Were constata: ‘Jesus reina agora! As profecias sobre Seu reino de graça se cumprem agora. Sobre isso os apóstolos pregaram entusiasticamente depois que o Espírito Santo tinha descido. O reconhecimento de que as profecias sobre o reino de Deus se cumprem em uma igreja dava autoridade à sua proclamação e suscitou a ira dos judeus. Nota: as profecias … se cumprem em uma igreja não em qualquer lugar, no deserto. Segundo na opinião deles era totalmente futuro e que deveria se cumprir literalmente em Israel como nação, segundo os apóstolos, cumpria na proclamação do Evangelho. Hoje, o cristianismo, em sua visão profética, foi tão longe no erro que interpretam as profecias da mesma forma que os judeus de antigamente: encontrando seu cumprimento no Israel literal. Não é bíblico. Nós temos a tarefa de advertir as pessoas. ”Se o povo de Deus, como os primeiros discípulos, O buscassem de oração fervente e quando o Espírito Santo for derramado em uma medida mais plena sobre eles, irão, como os discípulos, dar ênfase no cumprimento espiritual das profecias e de forma geral, se alienar de uma ênfase literal para a Palestina. E como visto naquela época irritou os judeus, esta proclamação, sob a autoridade do Espírito Santo também irá suscitar resistência.” Louis F. Were, King of the North S. 74
Isso não é popular.
Dan.11:45 ‘E armará as tendas do seu palácio entre o mar grande e o monte santo e glorioso, mas chegará ao seu fim, e não haverá quem o socorra.’ Ninguém vai socorrer. Quem o destruirá? Deus mesmo. A pedra(Dan.2:34,35,44) que não foi cortada com mãos humanas essa virá e irá destruí-lo. Fascinante! Mas as palavras que me estão incomodando: ‘e armará as tendas palacianas entre os mares e o monte santo e glorioso.’ Vamos ver algumas outras traduções:
Nova Versão Internacional(Inglês): ‘Armará suas tendas reais entre os mares junto ao monte santo.’
Versão New King James: ‘Armará suas tendas palacianas entre os mares e o monte santo.’
Versão King James: ‘Armará suas tendas palacianas no belo monte santo.’
Agora, esse ‘belo monte santo’ é o povo de Deus. Quer dizer: ele chega até o pé do monte santo. Ele irá erigir a sua tenda, o seu tabernáculo até o pé do monte santo. Ele irá erigir a sua tenda, o seu tabernáculo junto a esse monte santo. Ou seja: aqui ele armará e ali também.
‘No monte santo’ - esse texto, como está escrito aqui, me leva a tremer. Tenho pressentimento que a King James está certa. Isto quer dizer que a sua ideologia também encontra um lugar onde? Dentro da Igreja Adventista do 7º Dia. Que o Senhor nos proteja de absorver essa ideologia unificadora do rei do Norte. Que nós permaneçamos longe do ecumenismo e da sua filosofia de unidade.
‘Mas os fiéis mensageiros de Deus devem prosseguir firmemente com sua obra, revestidos com a armadura do céu, devem avançar destemidamente e vitoriosamente, jamais cessando de lutar até que cada pessoa a seu alcance tenha recebido a mensagem da verdade para este tempo.’ Atos dos Apóstolos p. 122 Não devemos se enganar. O rei do Norte vai querer levantar a sua tenda no ‘Monte Santo’, não podemos nos deixar enganar por isso. Temos que simplesmente continuar e como diz a Bíblia: Is.50:7 ‘Pus meu rosto como um seixo...’
Ez.43:1;2 ‘Então, o homem me levou à porta, à porta que olha para o oriente. E eis que, do caminho do oriente, vinha a glória do Deus de Israel; a sua voz era como o ruído de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória.’ ‘Cristo vem outra vez. Ele vem do Oriente e Ele irá nos destruir.’ Muitos irão aceitar essa mensagem e posicionar-se ao lado do povo de Deus.
Ez.43:4 ‘Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do Norte, e uma grande nuvem, com fogo a revolver-se, e resplendor ao redor dela, e no meio disto, uma cousa como metal brilhante, que saía do meio do fogo.’ O trono de Deus está no Norte. O rei do Norte quer afirmar que a sua luz está no Oriente. Ele recebe os golpes vindos do Oriente e o trono vem do Norte.
Salmos 48:2 ‘Formoso de sítio, e a alegria de toda a terra é o monte Sião sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei.’
Isaías 47:9,10 ‘Mas ambas estas cousas virão sobre ti num momento, no mesmo dia, perda de filhos e viuvez; virão em cheio sobre ti, apesar da multidão das tuas feitiçarias e da abundância dos teus muitos encantamentos. Porque confiaste na tua maldade e disseste: Não há quem me veja. A tua sabedoria e a tua ciência, isso te fez desviar, e disseste contigo mesma: Eu só, e além de mim não há outra.’
Deus irá vencer. A Palavra de Deus é tão exata e Satanás não teve condições de destruír ou desfazer essa Palavra. Isto prova que Deus está no controle. Esta é a mensagem de Daniel 11.
Comentários
Postar um comentário