Lençol de Pedro - At.10:10-16(Pr. Wilson Paroschi)
ATOS 10:10 -16 - LENÇOL DE PEDRO
(Pr. Wilson Paroschi)
Pedro tem uma visão de um lençol baixando do céu cheio de animais limpos e imundos. E uma voz vindo do céu dizendo para Pedro: ‘Mata e come.’ Atos 10:13. Pedro diz: ‘ De modo nenhum Senhor! Porque jamais comi cousa alguma comum e imunda.’ Mas é isso mesmo que Pedro fala? Deus também falou: ‘Ao que Deus purificou(katharizõ) não consideres comum.’ Pedro não diz apenas ‘jamais comi cousa alguma imunda.’ Não é possível entender, explicar o texto se não soubermos o que está acontecendo nos dias de Pedro. Atos 10:28 ‘Vós bem sabeis que é proibido a um judeu ajuntar-se ou mesmo aproximar-se a alguém de outra raça; mas Deus me mostrou que a nenhum homem considerasse comum ou imundo.’ Os rabinos ensinavam aos judeus que era proibido entrar na casa de um não judeu. Eles diziam que se um judeu circunciso entrasse na casa de um gentio incircunciso, o judeu se contaminaria religiosamente falando, cerimonialmente falando, Quando Jesus está no tribunal de Pilatos (João 18:28), e os judeus vieram para pedir a condenação, se recusam a entrar no pretório para não se contaminarem e que naquele dia eles querem comer a refeição pascal. Se eles entrassem eles estariam contaminados cerimonialmente, não podendo participar das festividades da páscoa. Os judeus se tornaram tão fechados em torno de si mesmos, um preconceito tão grande para com gentios incircunciso que eles se recusavam a manter amizade, comunhão, entrar na casa de alguém, principalmente assentar-se com gentio incircunciso na mesa. Agora Deus precisa trabalhar com Pedro. Deus quer levar Pedro a casa de Cornélio, quebrar esse preconceito na cabeça do apóstolo, que esteve com Jesus por três anos e meio. Os judeus desenvolveram no 1º século, aliás já vinha desde o 2ª século antes de Cristo, no período inter-testamentário, o conceito chamado ‘contaminação por associação.’ Eles diziam o seguinte: ‘Uma coisa limpa se torna imunda em contato com alguma coisa imunda.’ Eles aplicavam isso para qualquer coisa: comida, pessoa, etc. É por isto que eles não entravam na casa de um gentio incircunciso porque se entrassem a associação tornaria o judeu imundo. Os judeus tinham duas palavras: o grego ‘akathartos’, traduzida por ‘imundo’. A outra palavra grega é ‘koinós’, a tradução é ‘comum’. Apesar de ter animais limpos também no lençol, Pedro ainda assim se recusa uma vez que acarretaria em contaminação, isto é, contaminação por associação. Na cabeça de Pedro o limpo estava contaminado por associação com o impuro; pela mistura dos animais limpos com os animais imundos. O ‘imundo’ que Pedro fala refere-se a Levítico 11. Já o ‘comum’ é o limpo que havia se contaminado por associação com o imundo. Pedro quis dizer isto: ‘Senhor, não posso comer nem o ‘imundo’, que nunca comi; e também não posso comer o ‘limpo’(comum). Deus não está mexendo no ‘imundo’, na Sua resposta. Deus está querendo mostrar para Pedro que o ‘limpo’(comum) não é contaminado pela associação com o imundo, isto é o que os rabinos ensinavam, não está na Bíblia isto. As pessoas podiam ter gato e cachorro em casa, que são animais imundos. Mas isto não contamina. Jesus, que se dirigiu ao Templo, entrou em Jerusalém montado num jumento que é animal imundo. Mas isto não contamina. O problema de Pedro era uma má compreensão deste conceito de contaminação por associação. Deus quis dizer isso: ‘Pedro, não considere ‘comum’ aquilo que Eu nunca disse que seria. Pedro, pode comer o limpo. Pedro, aquilo que Eu purifiquei ‘katharizõ’, não considere contaminado, comum ‘koinós’. Pedro, você não ficará contaminado se comungar na casa de Cornélio, o gentio incircunciso’. Não tem nada a ver em liberar o ‘imundo’ para comer, Deus nunca liberou o imundo para comer. Na LXX, Levítico 11, existe apenas ‘akathartos’; não existe ‘koinós’. As leis de Levítico 11 não foram anuladas com a morte de Jesus, não se tornaram obsoletas pela morte de Jesus, pela razão de que essas leis não são cerimoniais. Não estão relacionadas a nenhuma das cerimônias do Templo. Não havia nenhum ritual prescrito para remover a impureza de animais impuros. Não se contaminava com a impureza dos animais impuros ao tocar neles. Outra coisa, a distinção entre animais limpos e imundos é anterior ao Sinai, é anterior ao Dilúvio. Esta distinção encontramos em Gênesis 7 e 8. Portanto, se é pré-diluviana, esta distinção é universal. A Bíblia apresenta a distinção entre animais limpos e imundos como um ato soberano de Deus. Lev.11:44 e 45 ‘Eu sou o Senhor, vosso Deus; vós vos consagrareis e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis por nenhum enxame de criaturas que se arrastam sobre a terra. Eu sou o Senhor … sereis santos porque eu sou santo.’ E os filhos de Deus são conhecidos por aquilo que fazem ou deixam de fazer; também, por aquilo que comem, ou deixam de comer. Quando Pedro diz: ‘Sede santos’ como Deus é santo. I Pedro 1:16. Pedro tira esta declaração de Levítico 11. O ponto, o detalhe importante de Atos 10, não era alimento também. O assunto não é alimentação, mas Deus usa uma questão alimentar para ensinar a Pedro algo muito maior, que era a relação para com os gentios. O objetivo da visão é convencer Pedro de entrar na casa de Cornélio. Pedro entrou, e então Pedro o instruiu no Evangelho. O resultado foi que Cornélio e toda a sua casa creu no Senhor e foi batizado. Os livros bíblicos foram escritos numa época, num contexto, numa cultura, que é diferente da nossa. Cornélio foi o 1º gentio batizado na Igreja. Foi um passo muito difícil para a Igreja. A Igreja não estava pronta. A Igreja achava que a salvação ocorria dentro dos limites do judaísmo. Apenas aqueles que eram membros do concerto abraâmico. E para se tornar membro era necessário circuncidar-se. Em Atos 10:45 - 47, na ocasião do ‘dom de línguas’ ‘ os da circuncisão … admiraram-se, porque também sobre os gentios foi derramado o dom do Espírito Santo.’ Por que Cornélio e sua família falaram em línguas? Não foi por razões evangelísticas, foi um sinal para que Pedro, e os que com ele estavam entendessem que eles estavam recebendo o Espírito Santo, e que Deus estava validando a conversão do 1º gentio incircunciso à comunidade de fé. Foi um sinal para a Igreja. O dom de linguas não é apresentado no novo testamento como algo necessário na experiência cristã. O dom de línguas é mencionado só três vezes em Atos. Fora Atos só há um livro que menciona ( I Cor.14). Quando Pedro chegou em Jerusalém a Igreja cobrou dele, e teve que dar satisfações. Pedro falou da sua experiência e como Deus o orientou por meio da visão, e que todos receberam o Espírito Santo. At.10:18 ‘E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se …’ A Igreja entendeu que Deus estava no controle daquele episódio. O evangelho não é restrito a uma classe, salvação não está restrita aos judeus, ou aos circuncisos. Jesus morreu por todos. Todos podem receber os benefícios da salvação. A Igreja entendeu isto, mas não seria tão simples assim. Leia cuidadosamente o livro todo de Atos e verá que é difícil para a Igreja assimilar esta abertura, inclusão de gentios incircunciso a fé. Isto seria algo que ocuparia o apóstolo Paulo pelo resto da sua vida.
Os livros bíblicos devem ser colocados dentro do seu momento histórico, dentro da sua cultura, do contrário, o estudioso vai ter dificuldade de entender e interpretar do modo correto.
Links:
https://www.adventist.org/pt-br/em-que-os-adventistas-do-setimo-dia-acreditam/
https://consultoriadoutrinaria.blogspot.com/
http://consultadapalavra.blogspot.com/
https://youtu.be/l8VyLqdq1U8?si=97RSkL5aIA12swSb
https://youtu.be/d8zvyOi-2jI? si=bXql_Z_z1Hai_tlD
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