Dom da Profecia e Espírito da Profecia(Pr. Vanderlei Dornelles)

  


DOM DA PROFECIA E ESPÍRITO DA PROFECIA 
(Pr. Vanderlei Dornelles)



Os restantes, no plural, que guardam os mandamentos e tem o testemunho de Jesus. Este é o grupo que tem aliança com Deus nos últimos tempos,no tempo do fim, no contexto do final do grande conflito. Daí nós vamos em Apoc.19:10 ‘... o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.’ O que é o testemunho de Jesus? É o espírito de profecia. Esta é uma resposta breve , vamos lidar com este texto  , temos que buscar mais. Apoc. 1:1Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu …’ Apoc. 22:20Aquele que dá testemunho [revela] dessas coisas diz …’ Todo o apocalipse é uma revelação de Jesus Cristo. No final do livro a palavra ‘testemunho’ volta a aparecer.  Juntamos as palavras: testemunho, Jesus, e posso afirmar que todo o apocalipse é um testemunho de Jesus, Quando Ele diz: o testemunho de Jesus é o espírito da profecia temos que entender. Primeiro, como a profetiza Ellen White entendeu esta passagem? ‘O Espírito Santo é o autor das Escrituras e do espírito de profecia.’(ME3 30, Carta 92, 1900).  Então o espírito de profecia são os livros dela. Ela colocou os livros dela em paralelo com as Escrituras, ela não está dizendo que é igual, mas ela coloca em paralelo em relação à origem. O Espírito Santo é o autor das Escrituras e é o autor também da luz menor, que ela está chamando de espírito de profecia. Em outro texto ela fala: ‘Sexta-feira à noite e sábado pela manhã falou ele sobre o assunto dos dons espirituais, frisando especialmente o espírito de profecia.’ (Ev.257; Carta 388, 1906). Na 1ª passagem, ela diz que o espírito de profecia são os livros que ela escreveu. E agora, o que é o espírito de profecia nesta 2ª passagem? É um dos dons espirituais. Veja que já houve uma nuança. Nesta próxima passagem em Testemunho, ela está falando de Simeão, que tomou Jesus, o bebezinho nos braços, na apresentação dEle. ‘O espírito de profecia estava sobre este homem de Deus, enquanto José e Maria permaneciam admirando as suas palavras, e ele os abençoou.’ O que é o espírito de profecia nesta passagem? O menino Jesus era igual a todos os demais bebezinhos que apareciam por lá. O homem de Lucas 2:25 - 35, tomou o bebezinho nos braços e ele identificou quem era, isto é o Messias. Com base em que? Identificou com base nas profecias que tinham sido dadas. Então ele estava interpretando as profecias e aplicando Aquele menininho, dizendo que Ele era o Messias. Por isto que ele disse assim: ‘.. podes despedir em paz o teu servo, …  porque os meus olhos já viram a tua salvação.’ Ela disse assim: ‘Eles estavam admirados das suas palavras.’ Que palavras eram estas?  A interpretação que ele fazia das profecias messiânicas, aplica-se ao menino Jesus. Agora já é a 3ª nuança que Ellen White dá à expressão. Então são os livros que ela escreveu, é o dom de profecia. E agora, não são os livros e não é o dom, porque o homem não era exatamente um profeta. Ela disse que o espírito de profecia estava sobre ele. Ele percebe quem é Jesus com base nas profecias messiânicas, e ele fala, ele interpreta, ele explica. E daí José e Maria ficaram impressionados. Em outro texto: ‘O Senhor abriu mais amplamente para Enoque o plano da redenção, da salvação, e pelo espírito de profecia transportou-o através de gerações que viveriam depois do dilúvio, e mostrou-lhe os grandes eventos relacionados com o 2º advento de Cristo e o fim do mundo.’ Está vendo agora que o espírito de profecia é uma capacidade do olhar de Enoque que atravessa o tempo e daí ele vê como um profeta. Ele entende o que vai acontecer depois, mas ele não teve nenhuma visão, não escreveu nada, e nem a tradição depois dos israelitas preservou alguma coisa que Enoque tenha escrito. O que nos leva a entender que ele não teve nenhuma visão. Ele teve um discernimento. Mas o ponto principal é que o espírito de profecia é considerado o dom de profecia. Também que o espírito de profecia é os livros dela.  E que o Simeão tinha discernimento especial para identificar Jesus através da profecia messiânica. Voltemos para Apoc. 12:17,  pois podemos tirar mais coisas dele. Intertextualidade é quando um texto da Bíblia se conecta com outro. Em Apoc. 13, a besta tem um corpo de leopardo, pés de urso, cabeça de leão, e tem 7 cabeças, e 10 chifres. Esta figura que João está descrevendo é a junção das 4 bestas de Daniel 7., onde tem o leopardo, tem o urso, tem o leão, e tem o animal com 10 chifres. O leopardo em Dan.7 tem 4 cabeças. Vem a cabeça do leão, a cabeça do urso, e a cabeça do 4º animal formam 7 cabeças. Apoc. 13 está fazendo uma alusão a Daniel 7. Apoc. 13 tem a besta de 2 chifres, que parece um cordeiro; em Dan.7 tem um carneiro de 2 chifres. Mas não é uma coincidência, pois a besta em Apoc. 13, com os 2 chifres, é para lembrar que a Pérsia não agiu sozinha. Ela não era um império. A Pérsia se juntou com a Média, formando a partir desta aliança, a Império Medo-Persa. Isto quer dizer que os 2 chifres da besta de Apoc. 13, são 2 entidades que se juntam para formar a imagem da besta. Quando surgiu o Império Medo-Persa os judeus estavam na Babilônia, e a 1ª coisa que Ciro fez quando ele conquistou a Babilônia foi liberar os judeus para voltarem para Jerusalém. E demorou, não aconteceu, e vieram os demais imperadores até Assuero. Assuero financiou e isentou os judeus de encargos de taxas de impostos, e permitiu que eles tivessem uma jurisdição, um sistema judiciário próprio. Para que tivessem autonomia. A Pérsia foi um aliado dos judeus. Mas no tempo da rainha Ester a Pérsia fez um decreto para matar os judeus. Então ele está querendo dizer que a besta em  Apoc. 13, a princípio, é aliada do povo de Deus, e depois ela se converte num poder perseguidor. Ela é aliada porque Estado Unidos (terra), socorre a mulher(Ap.12:16), daí depois na própria terra, onde a mulher é socorrida então surge a imagem da besta. A mulher montada na besta(Ap.17) é outro texto, que se conecta com a mulher Jezabel de I Reis 18 e 19. A besta de Jezabel era Acabe. O profeta diz: Ap.17:18  ‘que a mulher é a cidade que reina sobre os reis da terra.’ A besta são os reis da terra. Acabe é o rei que oferece a Jezabel seu poder. A Bíblia fala que ela levou mais de 900 profetas, e eles comiam da mesa de Acabe. Acabe sustentava toda a religião de Jezabel. O poder político de Acabe é usado por Jezabel, do jeito que o poder político da besta é usado pela meretriz. A união de Igreja e Estado é que a Igreja domina sobre o Estado. A mulher domina sobre a besta. O casamento de Jezabel e Acabe terminou nisto: ela dominava sobre Acabe, ela mandava em Acabe. A Bíblia chega a ser irônica: Elías, Monte Carmelo, os profetas foram mortos e Elias foi vitorioso. I Reis 19:1Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito… ‘ O homem viu o acontecimento, não tomou nenhuma atitude. O que ele fez foi correr para contar para a mulher dele, ela iria tomar uma atitude. Quem mandava era ela. 

O texto do antigo testamento que alude ao Apoc.12:17 é em Neemias 9:29,30; 10:28-31. Neemias conta a história dos judeus que voltaram da Babilônia para Jerusalém.  ‘Testemunhaste a eles pelo teu Espírito, por intermédio dos teus profetas.’ ‘O restante do povo, … num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada por intermédio de Moisés … de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor, de que, trazendo os povos da terra no dia de sábado qualquer mercadoria …’    Veja que é uma história que se repete de novo,  pois os judeus voltaram da Babilônia, e se comprometeram com a Lei de Deus, e com o sábado especificamente. Isto está não apenas relatado em Neemias, mas também em Esdras, e  Ezequiel. Além disso, o texto está dizendo que eles tinham ‘testemunho’ de Deus, dado por intermédio dos profetas. Este grupo de judeus é da mesma natureza  de Apoc. 12:17. Este remanescente sai dos 1260 anos, do cativeiro papal, e se compromete com os mandamentos, e com o sábado especificamente. E tem o testemunho dado pelos profetas. Alguém perguntar: Você está dando estudos bíblicos? Mas aqui está dizendo que guarda os mandamentos, e no novo testamento Jesus disse:Mat.22:37-39Este é o grande mandamento, amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração e ao teu próximo como a ti mesmo.’ Então estes são os mandamentos. Então você abre em Neemias e diz: ‘Não aqui ó, João está citando as palavras de Neemias. Em Neemias, a Lei de Deus é dada por intermédio de Moisés. Esta é a Lei que o remanescente mantém. Como a Lei entendemos muito bem vamos voltar ao testemunho. Observe que em Apoc. 19:10,  João se ajoelha diante do anjo ‘Prostrei-me ante seus pés para adorá-lo’ , ele estava achando que era o próprio Jesus. Daí o anjo falou: ‘Não faça isso; sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus; adora a Deus. Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.’ Quem é que tem o testemunho de Jesus ou o espírito da profecia segundo 9:10? No 12:17 o remanescente tem o testemunho de Jesus, mas no 19:10 quem é que tem? Os irmãos de João. Ap.1:9Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança em Jesus.’ Em Ap.1:4 João está escrevendo para as 7 Igrejas, então as 7 Igrejas tinha o testemunho de Jesus, tinha o espírito da profecia. E que povo é este e que o Senhor testemunhou em Neemias 9:29,30; 10:28-31 pelo Espírito através dos profetas? Os judeus que voltaram da Babilônia tinham o testemunho de Jesus, tinham o espírito da profecia. Não conheciam por Jesus e sim por YHVH. Veja que além dos livros de Ellen White, os judeus que voltaram da Babilônia e as 7 Igrejas dos irmãos de João, também tem o espírito da profecia. Agora vou explicar uma coisa: João usa a mesma frase em  Ap.22:9,  ‘Vê, não faças isso; eu sou conservo teu, do teus irmãos, os profetas, … Adora a Deus.’ Mas ele já tinha falado isso para João em 19:10. O anjo deu para João uma informação no 19:10 e deu a mesma informação no 22:9, só que na 2ª vez ele resumiu a frase. Temos de entender a 2ª ocorrência à luz da 1ª. João costuma fazer isto. Ap.17:8, ‘E aqueles que habitam sobre a terra, cujos nomes não foram escritos no livro da vida desde a fundação do mundo, se admirarão.’ Ap. 13:8, ‘E adora-lá-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Percebeu que em 17:8, João deixou de acrescentar ‘ do Cordeiro que foi morto’ entre ‘vida’ e ‘a salvação’? Em 17:8, se não procurar-mos conectar com 13:8, pode-se afirmar que já nasceu perdido, predestinação. Quem acredita na predestinação? Os calvinistas, os presbiterianos e que são os editores e tradutores da Bíblia Almeida. Veja que é uma prática do João que é dar uma informação uma vez, e na 2ª vez resumir. Você nunca pode pegar o resumo de João ao pé da letra, vai criar um problema. Você tem de buscar a informação completa. Ap. 7:14, ‘Lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro.’ Ap.22:14, ‘Bem-aventurados … que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhe assiste o direito … ‘ Em 22:14, está, na Bíblia, entre  colchetes, para indicar que nos manuscritos mais antigos, não tem esta frase. João não escreveu esta frase e escreveu assim: ‘Bem-aventurados os que lavam as suas vestiduras para que lhe assiste o direito à árvore da vida.’ Então vou lavar e pronto. Não, é lavar no sangue do Cordeiro, porque ele já havia dito isto antes, e a obrigação que temos é se lembrar. Agora vamos voltar ao nosso assunto principal. Ele já tinha dito que o anjo é ‘conservo’ dele e dos irmão dele que tem o testemunho de Jesus que é o espírito da profecia. A 2ª vez ele fala: ‘Sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas.’ Quem são os profetas de acordo com este entendimento agora? Ele está chamando de profeta todos aqueles que têm o testemunho. Os irmãos de João agora, todos são profetas. Não é que ele está dizendo que todos eles tem o dom da profecia e sim, que eles tem o espírito da profecia. Lembre-se que o dom da profecia é individual . 

I Coríntios 12:8,9. ‘Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, a palavra do conhecimento; … dons de curar; … operações de milagres; a outro, profecia’. No movimento adventista, somente Ellen White  teve o dom da profecia. Mas quantos têm o espírito da profecia? Todos os remanescentes tem. E os irmãos de João do 1º século também tinham. E os judeus no tempo de Neemias também tinham. O que é o espírito da profecia? Vou dar duas sugestões: 1ª é a experiência de José . Gên.41:1, 8, 12, 38, 39. ‘Faraó teve um sonho. … mas ninguém havia que lhos interpretasse. … Achava-se conosco um jovem hebreu, … contamos-lhe os nossos sonhos, e ele no-los interpretou, a cada um segundo o seu sonho. … Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus? Depois, disse Faraó a José: Visto que Deus te fez saber tudo isto, ninguém há tão ajuizado e sábio como tu.’ Percebe-se uma outra dimensão deste texto, um novo olhar sobre o remanescente. O copeiro que estava preso,sonhou contou a história dele; depois veio o padeiro, que também sonhou. E o rapaz interpretou o sonho, mas ficou no esquecimento. Mas agora este, o copeiro,  se lembrou. O que José tinha de especial? Ele tinha o Espírito. Qual é para o Faraó a evidência, a comprovação de que ele tem o Espírito de Deus? Ele tem um conhecimento especial pois o Faraó falou: ‘Deus te fez saber tudo isto.’ E este conhecimento se manifesta no que já que não ‘havia ninguém que os interpretasse?’ O conhecimento especial de José é de interpretar  o sonho profético. O texto está dizendo que José tem uma habilidade especial que Faraó chama de ‘ter o Espírito’, e esta habilidade é a habilidade de ler o significado da mensagem profética. Números 12: 6 . ‘Se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão  a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos.’ O sonho veio de Deus, então, naquele momento, o Faraó foi um profeta. E José disse a Faraó: ‘Teu sonho que são dois mas é um só, isto provém de Deus. Deus te fez saber.’ Agora, o Faraó tinha o Espírito, que é a habilidade de interpretar? Não e é o mesmo caso de Daniel.(Dan.5:10-12). E José tinha o dom da profecia? Sim. Lembra, anteriormente, que lá na casa dele, José teve um sonho profético? Os molhos de trigo se curvaram diante dele, o sol, a lua e as estrelas diante dele. E que os irmão entenderam, porque ele deu o sonho e a interpretação. José recebia sonhos e era capaz de interpretar. Diferente de Faraó, José tem o dom da profecia e têm o espírito da profecia. Como Faraó, Nabucodonosor teve um sonho profético( Dan.2) mas não sabia interpretar, e ninguém tinha o Espírito, só Daniel. Daniel vem e dá a explicação. E aqui é a mesma coisa: veio o anjo e escreve na parede, na língua deles. Mas eles não sabiam entender  o significado da mensagem. E Daniel vem, ele lê, compara com o contexto, ele sabe da história e interpreta a escrita. E o Belsazar acredita em tudo o que Daniel disse porque ele está falando com o Espírito. Quando Ellen White fala assim: ‘Simeão, o espírito da profecia estava sobre ele. José e Maria se admiraram das suas palavras’, ela está falando do espírito da profecia. Habilidade de ler, interpretar, de entender a fala de Deus. Quem é que tem isto no tempo do fim segundo Ap.12:17?  O remanescente tem a luz profética, tem o discernimento da mensagem profética. É por isto que este remanescente pode pregar as três mensagens angélicas, que são as profecias para o tempo do fim. Não só entende, mas está, pelo Espírito, qualificado a proclamar em alta voz Apoc. 14. A pessoa pode dizer: ‘Eu tenho os livros de Ellen White, eu tenho o espírito da profecia.’ Outro confronta: ‘Não mais os protestantes, os pentecostais, os católicos, os evangélicos, todos têm a Bíblia, que é testemunho de Jesus.’ O fato de ter e ler não significa que tem o Espírito. O Faraó viu o sonho e lembrava perfeitamente dele. Belsazar viu a escrita, conseguia ler; mas não sabia interpretar. O que é a habilidade do remanescente? É a habilidade de ler a mensagem profética, abrir a cortina para o mundo de hoje. Mostrar a que horas estamos? O que Deus vai fazer nos próximos tempos? Quando é que vem o reino de Deus? Então este é o conhecimento que Deus deu a esta Igreja. José teve. Daniel teve. O povo no tempo de João tinha. O povo de Deus no tempo do fim tem de novo. Ellen White tem o dom ou ela tem o espírito? Ela tem os dois. Ela tem o dom porque recebe visões, e ela tem também o espírito porque tem a habilidade de interpretar.Com que ela aprendeu a interpretar as profecias? Qual é a 1ª pessoa no movimento adventista em que se manifesta a habilidade de interpretar? Guilherme Miller: Daniel, Apocalipse, daí ele entendeu várias coisas. Não estava certo em algumas delas, mas aquele discernimento continuou progredindo, e o povo de Deus foi avançando, nesse discernimento, até construir toda a visão profética. Igreja em que estamos é a Igreja remanescente que tem os mandamentos de Deus e tem o discernimento profético, tem a visão profética que vem pelos profetas, inclusive de Ellen White. Tem o discernimento desta mensagem. Um batizando de uma Igreja evangélica, depois do batismo, em Tatuí, disse: ‘em 6 meses de estudos bíblicos aprendi mais do que em 25 anos  na Igreja onde estava.’ Não é por orgulho, mas pelo senso de missão. Se o povo de Deus perder a visão apocalíptica terá perdido a sua identidade, porque o que o caracteriza como povo de Deus nos últimos dias é o compromisso com a Lei de Deus e a visão profética. Por isto que distribuímos livros, por isso que anunciamos que Jesus está vindo porque entendemos a profecia e estamos anunciando a chegada do reino de Deus. Que Deus te abençõe!

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https://jesusvoltara.com.br/ 


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https://youtu.be/d8zvyOi-2jI? si=bXql_Z_z1Hai_tlD


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